França prepara protocolo para reabrir fronteiras com o Reino Unido “nas próximas horas”

Depois de ter mandado encerrar as fronteiras com o Reino Unido, face ao registo de uma nova estirpe da Covid-19, o Governo francês prepara-se para decretar novas medidas para controlar as entradas e saídas do país.

Reuters/Gonzalo Fuentes

O Governo francês está esta segunda-feira reunido no sentido de preparar um conjunto de medidas para que as ligações com o Reino Unido sejam retomadas, depois de, neste domingo, ter anunciado que iriam ficaram suspensas por 48 horas. Este bloqueio veio na sequência da confirmação da existência de uma nova estirpe da Covid-19 que está a circular na Grã Bretanha, e que está a resultar numa nova onda de contágios em Londres.

Este encerramento temporário das fronteiras fez com que cerca de quatro mil camiões de carga ficassem impedidos de entrar no território francês. Por sua vez, os viajantes que têm intenções de regressar a Franca, vindos do Reino Unido, terão que apresentar um teste PCR negativo à Covid-19, alertou, esta segunda-feira, um porta-voz do governo, Gabriel Attal, à rádio “ATL”.

Na rede social Twitter, o ministro francês dos transportes esclareceu que nas próximas horas, a nível europeu, vai ser estabelecido “um protocolo de saúde sólido para garantir que o movimento do Reino Unido possa retomar”.

Depois da reunião entre os membros do governo francês, segue-se a reunião de emergência entre os 27 líderes da União Europeia sobre que medidas devem ser adotadas para controlar a disseminação da nova variante da Covid-19.

A informação foi avançada pelo porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer, que numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter indicou que a Alemanha “convidou os Estados-membros para uma reunião urgente do Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise para amanhã [segunda-feira]” de manhã.

O Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) foi ativado pela primeira vez no âmbito da pandemia de covid-19 em janeiro deste ano, ainda na então presidência croata da União, para os países partilharem informações entre si.

O IPCR é o quadro da UE para a coordenação de crises transfronteiriças ao mais alto nível político.

Recomendadas

Transição climática é prioridade para grandes empresas

Sonae, CTT, NOS e Altri têm estratégias consolidadas no combate às alterações climáticas e querem com as suas práticas influenciar toda a cadeia de valor. O JE foi conhecer as metas traçadas e as medidas para as atingir.

Grupo Stellantis e DST Solar nas Agendas Mobilizadoras

A inovação verde para a indústria automóvel passa pelas Agendas Mobilizadoras. O ISQ&CTAG irá investir 6,2 milhões de euros.

Cenário económico não anula metas de descarbonização

O cenário de uma possível recessão, associada à já frágil conjuntura macroeconómica, não assusta o sector, que diz estar “bem mais preparado” do que em 2008. As fragilidades herdades da pandemia persistem, mas importa não perder o foco das metas estabelecidas.
Comentários