[weglot_switcher]

França: Suspeita de ataque perto do Louvre. Militar dispara sobre homem armado

Fonte do Ministério do Interior francês disse que se trata de um “grave incidente de segurança pública”.
3 Fevereiro 2017, 09h54

Um homem foi esta sexta-feira baleado junto ao museu do Louvre, em Paris, depois de ter agredido um militar com uma faca. O alegado agressor transportava consigo uma mochila suspeita e, segundo a estação televisiva francesa RTL, o suspeito terá gritado “Allahu Akbar” (Alá é grande, em árabe).

Segundo as autoridades francesas, o indivíduo queria entrar no Carrousel du Louvre, o centro comercial subterrâneo localizado por baixo do museu, através do qual é possível aceder ao Louvre. O incidente terá acontecido por volta das 10h00 locais (9h00 em Lisboa), no centro comercial Carrousel du Louvre.

No local encontra-se uma equipa de minas e armadilhas, mas de acordo com a polícia já foi afastada a possibilidade de o suspeito transportar consigo material explosivo.

O museu d’Orsay e o museu do Louvre foram, entretanto, evacuados. Também no metro, a circulação dos cidadãos foi condicionada pela polícia.

O militar atacado ficou ferido ligeiramente na cabeça, enquanto o alegado agressor foi “gravemente ferido” com cinco tiros na zona da barriga, depois de a patrulha de quatro militares ter tentado dominá-lo recorrendo a técnicas de combate, avança o L’ Express.

O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, já se pronunciou sobre o caso dizendo que se trata “visivelmente” de um “ataque de natureza terrorista”. No twitter, fonte do Ministério do Interior francês confirma o caso e afirma que se trata de um “grave incidente de segurança pública”.

Os jornais franceses avançam que uma segunda pessoa terá sido detida após o incidente. As autoridades vai abrir uma investigação para tentar apurar quais as razões da tentativa de homicídio e se há uma eventual associação com organizações terroristas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.