França: Suspeita de ataque perto do Louvre. Militar dispara sobre homem armado

Fonte do Ministério do Interior francês disse que se trata de um “grave incidente de segurança pública”.

Um homem foi esta sexta-feira baleado junto ao museu do Louvre, em Paris, depois de ter agredido um militar com uma faca. O alegado agressor transportava consigo uma mochila suspeita e, segundo a estação televisiva francesa RTL, o suspeito terá gritado “Allahu Akbar” (Alá é grande, em árabe).

Segundo as autoridades francesas, o indivíduo queria entrar no Carrousel du Louvre, o centro comercial subterrâneo localizado por baixo do museu, através do qual é possível aceder ao Louvre. O incidente terá acontecido por volta das 10h00 locais (9h00 em Lisboa), no centro comercial Carrousel du Louvre.

No local encontra-se uma equipa de minas e armadilhas, mas de acordo com a polícia já foi afastada a possibilidade de o suspeito transportar consigo material explosivo.

O museu d’Orsay e o museu do Louvre foram, entretanto, evacuados. Também no metro, a circulação dos cidadãos foi condicionada pela polícia.

O militar atacado ficou ferido ligeiramente na cabeça, enquanto o alegado agressor foi “gravemente ferido” com cinco tiros na zona da barriga, depois de a patrulha de quatro militares ter tentado dominá-lo recorrendo a técnicas de combate, avança o L’ Express.

O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, já se pronunciou sobre o caso dizendo que se trata “visivelmente” de um “ataque de natureza terrorista”. No twitter, fonte do Ministério do Interior francês confirma o caso e afirma que se trata de um “grave incidente de segurança pública”.

Os jornais franceses avançam que uma segunda pessoa terá sido detida após o incidente. As autoridades vai abrir uma investigação para tentar apurar quais as razões da tentativa de homicídio e se há uma eventual associação com organizações terroristas.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Britânicos têm mais confiança na União Europeia que em Westminster

Segundo uma sondagem, os britânicos sentem que o bloco dos 27 é mais estável que aquilo que emana do seu próprio Parlamento. A mesma sondagem indica que a confiança na comunicação social dificilmente podia ser pior.
Comentários