França suspende ligações com o Reino Unido por 48 horas

De acordo com “Le Monde”, a partir das 00h00 estão suspensas todo o tipo de ligações do Reino Unido, seja transporte aéreo, marítimo e terrestre de pessoas ou de mercadorias.

França suspendeu, com efeitos a partir das 00h00 deste domingo todas as ligações com o Reino Unido por pelo menos 48 horas devido à nova estirpe de Covid-19, avança o jornal francês “Le Monde” citando o secretário de Estado dos Transportes, Jean-Baptiste Djebbari em entrevista à “LCI” este domingo.

De acordo com “Le Monde”, a partir das 00h00 estão suspensas todo o tipo de ligações do Reino Unido, seja transporte aéreo, marítimo e terrestre de pessoas ou de mercadorias.

O prazo de 48 horas visa “abrir um período de coordenação” para que os Estados-membros da União Europeia (UE) definam uma doutrina comum sobre a regulação e controle dos fluxos do Reino Unido, indica o comunicado de imprensa.

A proibição das 48 horas vai também ajudar a preparar a nível operacional uma reabertura segura desses mesmos fluxos a partir do dia 22 de dezembro, “que será suportada por um dispositivo de teste obrigatório”.

As autoridades francesas garantiram que velarão pela situação dos cidadãos franceses que nestes dias pretendiam regressar a França para passar as férias de fim de ano em família.

“Pedimos que tomem as providências necessárias para fazer um teste à covid-19”, acrescentou o mesmo comunicado.

A decisão foi tomada após um Conselho de Defesa extraordinário focado na situação da saúde no Reino Unido, onde esta nova estirpe do vírus forçou as autoridades locais a estabelecerem medidas restritivas severas devido ao aumento alarmante de casos covid-19.

Nessa reunião participou o Presidente da República francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro, Jean Castex, e os responsáveis da Saúde, Oliver Véran, Economia e Finanças, Bruno Le Maire, e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, entre outros.

Antes da reunião, Macron, que está isolado por ter testado positivo para coronavírus na quinta-feira transata, conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para concertarem uma resposta europeia coordenada.

Depois dos Bulgária, Irlanda, Países Baixos, Bélgica, Itália, Áustria e Alemanha, entre outros países fora da União Europeia, a França optou também por interromper todo o tipo de ligações com o Reino Unido.

Os países europeus estarão a discutir em paralelo uma resposta comum relativa às ligações marítimas, ferroviárias e rodoviárias com o Reino Unido, segundo a mesma fonte do Governo alemão.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português indicou hoje à Lusa que Portugal segue “com atenção” a evolução da situação epidemiológica no Reino Unido e está a privilegiar a “cooperação estreita” entre as autoridades de saúde dos dois países.

Em Portugal não foi identificada, até ao momento, a nova estirpe do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido, segundo fonte oficial do Instituto Ricardo Jorge à Lusa.

 

Relacionadas

Centro europeu de doenças pede esforços à Europa para controlar nova variante

“Dado que não existem atualmente provas que indiquem até que ponto a nova variante do vírus se está a propagar fora do Reino Unido, são necessários esforços atempados para prevenir e controlar a sua propagação”, exorta o ECDC, num relatório hoje publicado sobre o aumento rápido de casos no Reino Unido desta nova variante da covid-19.

Áustria e Alemanha anunciam suspensão de voos provenientes do Reino Unido

“Temos de impedir por todos os meios que esta perigosa mutação do vírus nos seja introduzida”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco, Alexander Schallenberg, em declarações à agência noticiosa do país, APA.

União Europeia convoca reunião de emergência para discutir medidas conjuntas contra nova estirpe de Covid-19

A informação foi avançada pelo porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer, que numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter indicou que a Alemanha “convidou os Estados-membros para uma reunião urgente do Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise para amanhã [segunda-feira]” de manhã.

O que se sabe da nova estirpe de coronavírus que prolifera no sul do Reino Unido

Apesar de não parecer causar uma infeção mais grave do que o coronavírus mais comum na Europa, existem também fortes indícios de que o contágio será efetivamente mais rápido, dada a alteração nas espigas que compõem a estrutura exterior do organismo infecioso. Os responsáveis das farmacêuticas responsáveis pelas vacinas já submetidas para aprovação dizem-se confiantes que as alterações não afetem a eficácia das inoculações.
Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários