[weglot_switcher]

França vai assumir 100% do controle da empresa de energia EDF

A decisão, anunciada em sessão no Parlamento, acontece num momento em que as tarifas de eletricidade não páram de subir, situação agravada com a guerra na Ucrânia. O Estado retira assim de bolsa a EDF.
6 Julho 2022, 17h27

O governo da França decidiu assumir 100% do controle da empresa de energia Électricité de France (EDF), disse a primeira-ministra do país, Elisabeth Borne nesta quarta-feira.

A decisão, anunciada em sessão no Parlamento, acontece num momento em que as tarifas de eletricidade não páram de subir, situação agravada com a guerra na Ucrânia.

“A emergência climática exige decisões fortes e radicais. Precisamos ter o controlo total da produção e do nosso futuro energético. Devemos garantir a nossa soberania diante das consequências da guerra e dos desafios colossais à frente”, disse a primeira-ministra citada pela Bloomberg.

“Por isso, confirmo hoje, a intenção do Estado de deter 100% do capital da EDF”, conclui.

O Estado francês detém já 84% do capital da EDF, mas a decisão do governo de França indica uma mudança na estratégia para o setor, algo que já havia sido sinalizado pelo presidente Emmanuel Macron durante a campanha por sua reeleição, em março.

A EDF, além de endividada, enfrenta derrapagens orçamentais nas novas centrais nucleares em França e no Reino Unido, assim como problemas de corrosão em alguns dos antigos reatores envelhecidos.

As ações da EDF dispararam em bolsa hoje ao subirem 14,53%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.