[weglot_switcher]

Francesa Saur notifica Autoridade da Concorrência da compra da Aquapor à DST

Em causa está uma operação de concentração, que consiste na aquisição do “controlo exclusivo” da Criar Vantagens, sociedade veículo que detém a totalidade do capital social da Aquapor, pela Saur International, holding do grupo Saur.
12 Janeiro 2021, 14h57

A Autoridade da Concorrência já foi notificada sobre a operação que envolve a aquisição da da Aquapor, companhia gestora dos sistemas de água e resíduos de Norte a Sul de Portugal e que controla concessões municipais, pela francesa Saur. O regulador da concorrência foi notificado na segunda-feira e estabeleceu o prazo de dez dias para todos os interessados se pronunciarem sobre a operação.

“Nos termos e para os efeitos previstos no n.º 2 do artigo 47.º da Lei n.º 19/2012, de 8 de maio, torna-se público que a Autoridade da Concorrência recebeu, a 2021-01-05, uma notificação de uma operação de concentração de empresas apresentada ao abrigo do disposto no artigo 37.º do referido diploma”, lê-se no aviso da Autoridade da Concorrência.

Em causa está uma operação de concentração, que consiste na aquisição do “controlo exclusivo” da Criar Vantagens, sociedade veículo que detém a totalidade do capital social da Aquapor, pela Saur International, holding do grupo Saur.

Foi na manhã de segunda-feira que a francesa Saur anunciou aquisição da Aquapor. Desta forma, a companhia francesa que está incorporada no fundo sueco EQT entra no mercado português através de uma empresa que já foi da estatal Águas de Portugal e que no último mês foi disputada pela DST e pela Aqualia, do magnata mexicano Carlos Slim.

A Saur comprou a Aquapor à DST, num movimento negocial que ‘driblou’ o interesse da holding de Carlos Slim na empresa nacional. Após a Aqualia ter iniciado negociações com ABB – Alexandre Barbosa Borges e a Notablebalcony, duas empresas que em conjunto com a DST controlavam a Criar Vantagens (sociedade criada em 2008 para gerir 100% da Aquapor), a bracarense DST exerceu o direito de preferência e comprou à ABB – Alexandre Barbosa Borges e à Notablebalcony a totalidade do veículo que controla a Aquapor, tal como o Jornal Económico noticiou na sexta-feira, 8 de janeiro.

Ora, a Saur contornou essa disputa e negociou com a DST para comprar a Aquapor, empresa que até 2015 era detida pela estatal Águas de Portugal. Os valores do negócio não foram revelados.

A Aquapor controla a gestão de água e saneamento em 26 municípios portugueses, com 1,3 milhões de habitantes. Além de Portugal, a Aquapor está presente em Moçambique, Cabo Verde e Arábia Saudita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.