[weglot_switcher]

Francisco Seixas da Costa: “Fronteira Polónia – Bielorrússia? Questão é saber o papel da Rússia”

O conflito migratório na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia foi um dos temas em análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa na última edição do programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.
22 Novembro 2021, 18h20

Na Europa, a fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia é mais um episódio de uma guerra ‘maior’ entre a Europa e a Rússia. Este foi um dos temas em análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.

Os problemas na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia – e que já se estendem à Lituânia e Letónia – devido à tentativa de passagem de um número cada vez maior de imigrantes oriundos da Ásia, está a colocar mais pressão sobre as relações entre a União Europeia e a Rússia.

Os comentadores consideram que a Bielorrússia está apenas a assumir o papel que o verdadeiro mandatário, o presidente russo Vladimir Putin, lhe destina. “A grande incógnita é saber o papel da Rússia”, disse ao JE o comentador Francisco Seixas da Costa.

Talvez não seja despiciendo, inferiu, que a repentina pressão fronteiriça possa estar ligada ao tema igualmente controverso do excesso (segundo alguns) de dependência energética da Europa do leste e do centro face às energias oriundas da Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.