[weglot_switcher]

François Fillon e Benoît Hamon apelam ao voto contra a extrema-direita

A ideia da direita e dos socialistas é bater a extrema-direita na segunda volta, que decorre a 7 de maio.
  • Benoit Tessier/REUTERS
23 Abril 2017, 20h18

Depois de terem sido derrotados na primeira volta às eleições presidenciais em França, o candidato socialista Benoît Hamon e o conservador François Fillon uniram-se para apelar ao voto no centrista Emmanuel Macron. A ideia é bater a extrema-direita na segunda volta, que decorre a 7 de maio.

“Apesar de todos os meus esforços, não consegui convencer o eleitorado. Os obstáculos no meu caminho eram muitos. Assumo as minhas responsabilidades, esta derrota é minha e cabe-me e mim assumi-la”, afirmou François Fillon aos seus apoiantes.

Durante as presidenciais Fillon viu o seu nome ser manchado com vários escândalos de corrupção e uso indevido de dinheiros públicos.

“Enquanto esperamos, temos de escolher o que é melhor para o nosso país. Não o faço de ânimo leve. A abstenção não está no meu ADN, especialmente porque o extremismo está às portas do poder. Votarei, portanto, em Emmanuel Macron. Creio que vos tenho de dizer isto com toda a honestidade… O meu sonho é que o nossos filhos possam viver num país livre, sem o medo do declínio. É a minha ambição, o meu projeto, o meu projeto. O futuro da França está nas vossas mãos”, acrescenta.

Na primeira volta das presidenciais terá conseguido 19,5% dos votos, um resultado acima dos 19,5% de Jean-Luc Mélenchon e dos 6,2% de Benoît Hamon.

A braços com o pior resultado dos últimos anos em presidenciais, o Partido Socialista uniu-se também para prestar apoio ao centrista Emmanuel Macron. O socialista Benoît Hamon lamenta não ter havido uma união da esquerda e apela agora aos eleitores para que votem em Emmanuel Macron de forma a combater os avanços da extrema-direita de Marine Le Pen.

Na rede social Twitter, Jean-Christophe Cambadélis, secretário-geral do Partido Socialista francês desde 2014, escreve “o PS vai unir-se para bloquear a Frente Nacional”.

Também o socialista e ex-primeiro-ministro francês, Manuel Valls, apelou ao voto em Emmanuel Macron, através do Twitter. “Assim como na primeira volta, vou votar em Emmanuel Macron”.

https://twitter.com/manuelvalls/status/856214280210960386?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2017%2F04%2F23%2Ffilas-em-todo-o-mundo-para-escolher-o-proximo-inquilino-ou-inquilina-do-palacio-do-eliseu%2F

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.