Uma ideia inovadora captou a atenção internacional quando foi apresentada na Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, em maio de 2016. Os visitantes puderam observar um protótipo do invento e até a BBC noticiou a apresentação do projeto e de um teste feito na cidade de Qinhuangdao, na China, em agosto de 2016.
Após alguns meses, cresceu a especulação e o projeto foi cancelado em junho e segundo a imprensa chinesa a estação de testes do Autocarro de Trânsito Elevado (TEB) foi demolida.
A polícia chinesa acabou mesmo por prender cerca de 32 pessoas por arrecadarem ilegalmente fundos para o projeto, entre elas, Bai Zhiming, diretor-executivo da TEB Technologies, empresa que estava à frente da iniciativa, e fundador da companhia de financiamento Huaying Kailai Asset Management.
Ofertas fraudulentas
Os investidores do projeto teriam recebido uma oferta de lucros de 12% sobre o capital que colocassem no negócio, mas, segundo a imprensa chinesa a oferta não passava de um engano para atrai-los e levá-los a comprar produtos financeiros da Huaying Kailai.
Em comunicado, a polícia chinesa afirmou que está a trabalhar para recuperar o dinheiro dos investidores do TEB.
A expectativa era de que o “superautocarro” pudesse levar até quatro carruagens, permitisse o transporte de 1,2 mil passageiros e escapasse ao trânsito.
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