[weglot_switcher]

Fraude: projeto chinês do autocarro-elevador é falso

O projeto foi apresentado há pouco mais de um ano, na China, e teria como objetivo criar um autocarro gigante que transitaria sobre os carros para evitar congestionamento. Mas, o sucesso inicial acabou num escândalo de fraude.
6 Julho 2017, 12h53

Uma ideia inovadora captou a atenção internacional quando foi apresentada na Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, em maio de 2016. Os visitantes puderam observar um protótipo do invento e até a BBC noticiou a apresentação do projeto e de um teste feito na cidade de Qinhuangdao, na China, em agosto de 2016.

Após alguns meses, cresceu a especulação e o projeto foi cancelado em junho e segundo a imprensa chinesa a estação de testes do Autocarro de Trânsito Elevado (TEB) foi demolida.

A polícia chinesa acabou mesmo por prender cerca de 32 pessoas por arrecadarem ilegalmente fundos para o projeto, entre elas, Bai Zhiming, diretor-executivo da TEB Technologies, empresa que estava à frente da iniciativa, e fundador da companhia de financiamento Huaying Kailai Asset Management.

Ofertas fraudulentas

Os investidores do projeto teriam recebido uma oferta de lucros de 12% sobre o capital que colocassem no negócio, mas, segundo a imprensa chinesa a oferta não passava de um engano para atrai-los e levá-los a comprar produtos financeiros da Huaying Kailai.

Em comunicado, a polícia chinesa afirmou que está a trabalhar para recuperar o dinheiro dos investidores do TEB.

A expectativa era de que o “superautocarro” pudesse levar até quatro carruagens, permitisse o transporte de 1,2 mil passageiros e escapasse ao trânsito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.