“Frota fantasma da Rússia”. Vladimir Putin utiliza Espanha para vender petróleo

No caso das petrolíferas, conta esta segunda-feira o “El Economista”, as empresas russas têm alugado e comprado navios de pequeno porte para movimentar o crude que produzem. Neste contexto, uma cidade espanhola converteu-se para aquela que é designada de “frota fantasma da Rússia”.

Zbynek Burival on Unsplash

De forma a contornar as sanções que estão a ser impostas pelos países ocidentais, as empresas russas estão a transformar as regras do comércio internacional. As empresas exportadoras do país têm tentado manter as suas vendas internacionais e para isso já procuram novos parceiros comerciais e procuram mudar as rotas de exportação de forma a fugir às sanções.

No caso das petrolíferas, conta esta segunda-feira o “El Economista”, as empresas russas têm alugado e comprado navios de pequeno porte para movimentar o crude que produzem. Grande parte das companhias marítimas pertencem a empresas ocidentais e, segundo o jornal espanhol de economia, e tendo em conta os embargos existentes, estas companhias têm-se negado ou simplesmente não podem transportar o crude de origem russa.

Noticia o “El Economista” esta segunda-feira que, apesar de todas estas limitações, uma cidade espanhola converteu-se para aquela que é designada de “frota fantasma da Rússia”: “as águas de Ceuta protagonizam as operações destes barcos que transferem o crude para navios de maior dimensão para que este crude seja transportado para diversos portos do mundo”.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Preço médio semanal da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

O preço médio semanal desceu em 0,9% para a gasolina e em 0,1% para o gasóleo.

Operadores preveem aumento do preço da laranja apesar da isenção de IVA

A maior associação portuguesa de operadores de citrinos prevê um aumento do preço da laranja nos próximos meses, devido à quebra na produção em cerca de 50% e apesar da redução para 0% do IVA aplicado a este fruto.
Comentários