[weglot_switcher]

Frutos vermelhos, couve coração ou maçã de Alcobaça. Lidl e Portugal Fresh exportaram 15 mil toneladas em 2018

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram os resultados da sua campanha conjunta de exportação: durante 2018 exportaram 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, o que representa um crescimento de 13% face ao ano anterior.
7 Fevereiro 2019, 12h52

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram os resultados da sua campanha conjunta de exportação: durante 2018 exportaram 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, o que representa um crescimento de 13% face ao ano anterior. Este valor representa um ritmo mais acelerado do que o registado pelo próprio setor, em virtude das difíceis condições climatéricas registadas no ano passado.

A exportação de pêra rocha continua a ser uma das performance mais positivas, tendo alcançado resultados históricos nesta campanha. Foram exportadas cerca de 10,8 mil toneladas deste fruto, conhecido na região de Sintra, mais 17% que na campanha anterior. Destas quase 11 mil toneladas, 7,8 mil toneladas seguiram exclusivamente para o mercado alemão, representando um aumento de 20% em relação à campanha do período homólogo, garantindo que todas as três mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pêra rocha.

A cadeia de supermercados, em parceira com a Portugal Fresh, exportou também, durante o ano passado, 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 toneladas de couve coração, o que gerou um crescimento de 13% e 44%, respetivamente. A maçã de Alcobaça, castanhas e melões.

Da parceria iniciada em 2014, as duas entidades já conseguiram exportar um total de 36 mil toneladas de pêra rocha para a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo e Polónia, embora a Alemanha tenha recebido 67% do fruto em exclusivo.

Bruno Pereira, responsável de compras do Lidl Portugal, garante que o objetivo da marca com a exportação é “ajudar a levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes”. Desta forma, é possível facilitar “a criação de sinergias” ao mesmo tempo que procuram “estimular os fornecedores a um maior rigor e qualidade das suas produções”.

Por sua vez, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, referiu que a parceira tem sido bastante importante porque “permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão”, o que acaba por permitir abrir perspetivas para outros mercados onde o Lidl já marca presença. Gonçalo eleva o esforço que a parceria tem realizado com outras empresas lusas que “tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos” e ao mesmo tempo tem sido um sucesso e contribui “para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.