[weglot_switcher]

Função pública em alerta para novo ataque cibernético

Centro Nacional de Cibersegurança emitiu um alerta para a administração pública e manteve uma equipa de prevenção durante o fim de semana.
15 Maio 2017, 08h26

A administração pública recebeu um alerta do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) este fim de semana sobre a possibilidade de um novo ataque informático, noticia esta segunda-feira o Diário de Notícias. A mensagem pedia aos funcionários que não abrissem e-mails de origem desconhecida para prevenir mais problemas como os que aconteceram na passada sexta-feira, quando um ataque à escala global afetou 150 países.

“A tolerância de ponto concedida [por ocasião da vinda do Papa Francisco a Fátima] terá contribuído para que a administração pública não tivesse sido afetada”, explicou o coordenador do CNCS, Pedro Veiga, em declarações ao DN. O centro teve durante o fim de semana uma equipa de prevenção que monitorizou sistemas informáticos e deu apoio a empresas.

No entanto, há a possibilidade de novos ataques, como explicou ontem o diretor da Europol, Robert Wainwright. “As pessoas ainda não interiorizaram bem a necessidade da segurança informática. Dou um exemplo: apesar de a Microsoft ter descontinuado o Windows XP, ainda há organizações a trabalhar com esse sistema”, acrescentou Veiga, ao DN.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.