[weglot_switcher]

Funchal abre candidaturas para apoios de 500 mil euros à economia

Os apoios são para o comércio, restauração e serviços.
29 Julho 2022, 08h14

A Câmara Municipal do Funchal abriu candidaturas a fundo perdido para o ‘Alavancar’, no valor de 250 mil euros, e para o ‘Re-Abrir’, também de 250 mil euros. Estes apoios municipais são para o comércio, restauração e serviços.

O ‘Alavancar’ visa apoiar os estabelecimentos de comércio e de restauração, pode chegar até 80% a fundo perdido, através da majoração de 10% para quem abra durante os sábados, e em 20% para os estabelecimentos que abram sábado e domingo, num limite total de 10 mil euros, explicou o presidente da Câmara do Funchal, pedro calado.

“A autarquia quer uma cidade dinâmica e com vida ao fim de semana”, acrescentou o autarca.

Quanto ao ‘Re-Abrir’, destina-se ao comércio local, tratando-se de um mecanismo de apoio, não reembolsável, concebido pela primeira vez, que  determina a comparticipação de 50% do valor da renda do espaço, até o limite de 375 euros com uma duração de seis meses, e a entrega de um “Prémio” mediante a apresentação dos comprovativos de despesas de requalificação e modernização do espaço, no valor mínimo de mil euros. Estes valores apresentados poderão ser majorados em 10%, no caso de negócios que comprovadamente criem postos de trabalho líquidos de, pelo menos, um colaborador, e de 15%, no caso de se tratar de novos negócios que revitalizem o núcleo histórico do Funchal, explicou Pedro Calado.

O autarca acrescentou que este apoio “permite aos estabelecimentos que tiveram de encerrar durante a pandemia, possam reabrir. Queremos é evitar que estabelecimentos comerciais no concelho do Funchal estejam de portas fechadas”.

O presidente da Câmara do Funchal disse que as candidaturas são “muito fáceis de analisar e rápidas”, sublinhando que até final do ano a autarquia quer “pagar e esgotar estes montantes aos empresários”. Pedro Calado referiu que para cada uma das linhas os apoios podem chegar entre 40 a empresas, e sublinhou que se houver “muita procura e necessidade”, a autarquia irá reforçar os apoios.

As candidaturas podem ser efetuadas  através de www.funchal.pt. É necessário o preenchimento do formulário eletrónico, e a submissão dos documentos necessários para o email do Balcão do Investidor, balcao.investidor@funchal.pt.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.