Foi apresentada esta segunda-feira a Aldeia de Natal, que já está a começar a ser montada no Largo do Colégio, num investimento de 60 mil euros, como destacou a vice-presidente da autarquia, sendo que a abertura acontece a 9 de dezembro e o encerramento a 6 de janeiro.
Na apresentação, Cristina Pedra, que apelou à participação neste espaço, salientou a existência de “grandes novidades”, em concreto, o regresso do comboio e respetiva estação, até por ter sido, na edição do ano passado, um dos pedidos mais reiterados pelas crianças.
Outra novidade adiantada pela vice-presidente da CMF, foi a alteração de funcionamento da Aldeia de Natal que, este ano, encerra às 20h, mais uma hora do que no passado, o que permite a quem esteja trabalhar, “pais e avós, ainda poderem vir com os seus filhos, netos, primos, com todas as crianças”.
Outro aspeto destacado por Cristina Pedra foi a renovação do design e imagem da Aldeia de Natal e que inclui uma árvore de Natal de nove metros, bem como diversos pinheiros naturais, que quando acabar o evento voltarão ao Parque Ecológico do Funchal.
Registe-se ainda, nesta Aldeia de Natal, algo que acontece pela primeira vez, a presença de “um leque de atividades desportivas”, tal como outras com “jogos tradicionais”, a que se juntam as atividades habituais, em que se incluem diversas apresentações artísticas, com música, teatro, dança, fantoches, coros e bandolins e ainda a presença de artesãos.