Funchal associa-se à semana europeia de prevenção de resíduos

A autarquia vai promover visitas à estação de transferência e triagem de resíduos sólidos do Funchal, destinadas à comunidade escolar, que tem entre os seus objetivos debater a problemática do excesso de produção de resíduos.

A Câmara Municipal do Funchal decidiu associar-se à semana europeia de prevenção de resíduos, que decorre entre 21 e 25 de novembro, no âmbito do seu programa de Educação e Sensibilização Ambiental.

No âmbito da adesão à semana europeia de prevenção de resíduos serão realizadas, entre 21 e 24 de novembro, visitas à Estão de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal (ETTRSU) que terão como objetivos: “dar a conhecer o conceito de resíduos; Sensibilizar para os aspetos negativos do abandono de lixo em lugares públicos; Reconhecer a importância da política dos 6 R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar e Reciclar); Promover a reflexão e o debate sobre a problemática do excesso de produção de resíduos, a sua correta separação e encaminhamento para reciclagem; dar a conhecer a ETTRSU, os vários equipamentos existentes e compreender o seu funcionamento”, diz a autarquia.

As visitas destinam-se a alunos de todos os níveis de ensino (a partir dos cinco anos). Espera-se alcançar 160 alunos e 16 professores durante o decorrer da iniciativa.

“Atendendo a que o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é “Têxteis Circulares e Sustentáveis” foi solicitado aos alunos uma peça de roupa, calçado ou um brinquedo que já não estivessem em uso para que no dia da visita possam, num gesto simbólico, depositar no contentor de recolha destes bens existente na ETTRSU. A roupa é recolhida  por uma empresa que tem por objetivo a recolha de roupas para fins solidários”, diz a Câmara do Funchal.

Recomendadas

Médicos internos preenchem totalidade das 39 vagas disponibilizadas à Madeira

Este processo, que decorre em simultâneo a nível nacional, é acompanhado na Região Autónoma da Madeira pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), entidade responsável pelo Internato Médico na Região.

Funchal: Prorrogado prazo de reabilitação da ETAR

Foi aprovada a participação da Câmara num instituto sem fins lucrativos, o Instituto para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (IDEA).

Madeira aprova 74 contratos-programa de desenvolvimento desportivo no valor de quatro milhões de euros

Foi autorizada ainda a celebração de um acordo de cooperação entre o Instituto de Segurança Social da Madeira e a Associação Santana Cidade Solidária, de 21,4 mil euros, relativo ao financiamento das respostas sociais loja social e atendimento e acompanhamento social.
Comentários