[weglot_switcher]

Funchal realiza operação de limpeza e fiscalização através de quatro departamentos municipais

A operação oclui atividades de limpeza urbana, com a desobstrução de sarjetas para preparar a época das chuvas, e ainda ações de fiscalização que visam avaliar situações em que o espaço público esteja a ser utilizado de forma indevida, explicou Miguel Gouveia, presidente da autarquia do Funchal. 
7 Outubro 2020, 15h34

O Funchal levou a acabo uma operação de limpeza e fiscalização, na baixa da cidade, que envolveu quatro departamentos municipais, e que abrangeu 100 colaboradores municipais e ainda a Polícia de Segurança Pública.

“Estamos a realizar uma operação inédita no Funchal, porque os tempos que vivemos são diferentes e exigem respostas também diferenciadas. Esta iniciativa compreende atividades de limpeza urbana, com a desobstrução de sarjetas para preparar a época das chuvas, e ainda ações de fiscalização que visam avaliar situações em que o espaço público esteja a ser utilizado de forma indevida”, explicou Miguel Gouveia, presidente da autarquia do Funchal.

Esta operação verificou ainda se os animais de companhia que estão na baixa do Funchal estão devidamente chipados ou vacinados. “Têm sido reportadas à Câmara Municipal do Funchal situações em que algumas pessoas, em permanência, usam os animais para pedir dinheiro e são esses animais que vamos avaliar se estão em condições e se estão a ser tratados devidamente”, disse o autarca.

A operação incluiu também: a varredura manual nos principais arruamentos da cidade, a varredura mecânica, com recurso a duas auto varredouras, na zona velha da Cidade e na Avenida do Infante, e diversas ações que não são realizadas diariamente, em que se inclui nomeadamente limpeza de sarjetas, desinfeção de pontos críticos na via pública, lavagem de mobiliário urbano (papeleiras e contentores), recolha de resíduos depositados nas papeleiras e nas ilhas ecológicas, e fiscalização do espaço público e da causa animal.

Miguel Gouveia disse ainda que o Funchal é uma cidade limpa, ao contrário do que diz a oposição, referindo que o município tem sido reconhecido através de prémios como a Bandeira Verde Eco-21.

O autarca disse que apesar do contexto de pandemia é preciso manter a cidade com a presença dos colaboradores e mostrar que o Funchal “continua a ser uma cidade boa para visitar, excelente para se viver, e uma cidade próspera para quem aqui quer fazer os seus negócios”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.