[weglot_switcher]

Função pública: serviços mais poupados vão ter bónus salarial

As equipas da função pública que conseguirem reduzir os custos dos seus serviços vão receber bónus monetários ou formação profissional. Mário Centeno está ainda a avaliar os impactos orçamentais desta medida.
27 Abril 2017, 10h34

A partir deste ano vai haver um novo incentivo para a função pública. A medida faz parte do Programa Nacional de Reformas, como avança o Negócios.

Os funcionários da função pública que ajudarem a poupar nos serviços a que pertencem vão receber um “bónus salarial”, de forma proporcional ao salário base, ou “investimento em formação profissional para a equipa”, disse o ministério das Finanças ao jornal.

“As metas serão definidas pelas equipas proponentes das iniciativas de melhoria de eficiência”, garante o ministério. Vão ser criados mecanismos para avaliar o cumprimento dos objetivos, e, verificar se os funcionários conseguiram reduzir nos custos.

Apesar de ser a função pública a delinear um plano de poupança, a decisão final será sempre da Inspeção-Geral de Finanças. O ministério liderado por Mário Centeno está ainda a avaliar “eventuais impactos” no orçamento, uma vez que, apesar da redução de gastos por parte das equipas, o Estado vai investir com bónus monetários e formação profissional.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.