Fundação Calouste Gulbenkian apoia projetos de criação artística

Estão abertas, até 31 de março, as candidaturas a apoios da Gulbenkian para projetos de criação artística. Artes Performativas, Artes Visuais e Cinema são as áreas contempladas.

As candidaturas aos apoios da Fundação Calouste Gulbenkian a projetos de criação artística em Artes Performativas, Artes Visuais e Cinema, decorrem até 31 de março.

“Os apoios serão concedidos a projetos de criação artística nas áreas das Artes Performativas – coreografia (dança) e encenação (teatro/ópera), Artes Visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo) e Cinema (realização); a projetos de criação artística a realizar em contexto de residência artística nacional ou internacional; e a projetos de curadoria em Artes Visuais”, especifica a Fundação Calouste Gulbenkian em comunicado.

As candidaturas decorrem até 31 de março e estão abertas a “artistas portugueses ou estrangeiros com residência permanente em Portugal e que demonstrem ter um percurso ativo na cena artística nacional; e ainda instituições de produção artística privadas portuguesas sem fins lucrativos”.

Os apoios serão concedidos a:

  • Projetos de criação artística nas áreas de Artes Performativas – Dança (coreografia) e Teatro (encenação de teatro e ópera) –, Artes Visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo) e Cinema (realização);
  • Projetos de criação artística nas áreas referidas a realizar em contexto de residência artística nacional ou internacional;
  • Projetos de curadoria em Artes Visuais.

Os projetos cujas candidaturas forem aprovadas, terão de ser executados entre 1 de julho deste ano e 30 de novembro de 2025, “e prever uma apresentação pública, podendo esta ser complementada com atividade difundida através de meios digitais”. A Fundação Calouste Gulbenkian recorda ainda que, no ano passado, “foram aprovados 52 projetos, individuais e coletivos, no âmbito deste concurso anual”.

Saiba mais informações sobre as candidaturas no site da fundação.

Recomendadas

“Nayola”, o ‘road movie’ que atravessa três gerações de mulheres

Antes de estrear nas salas de cinema, em abril, “Nayola”, a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, é exibida a 22 de março na Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Uma boa desculpa para vibrar com um filme que combina “uma aventura épica, um desaparecimento misterioso e um amor inabalável”.

Festa da Primavera quer provar que sustentabilidade é mais do que uma expressão na moda

A alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar inspiraram uma série de atividades para toda a família na Festa da Primavera, que o Laboratório da Paisagem organiza a 25 e 26 de março, em Guimarães.

PremiumGerir carreiras e talentos, com os olhos no futuro

A Diretora e a Head of Talents Department da L’Agence, que celebra agora 35 anos, contam como é gerir talentos e revelam as recentes mudanças na organização da agência, que visam reforçar os seus serviços face à evolução do mercado de agenciamento. “O conceito não mudou desde que a agência abriu, valores morais, ética, profissionalismo, transparência e sustentabilidade sempre estiveram presentes na missão da L’Agence e continuam a ser os valores pelos quais nos regemos”, diz Elsa Gervásio.
Comentários