[weglot_switcher]

Fundação da Juventude e Ciência Viva à procura de jovens cientistas para representar Portugal

O concurso destina-se a todos os estudantes que se encontrem a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, em Portugal, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.
12 Abril 2017, 17h21

A Fundação da Juventude e Ciência Viva lançam o Concurso denominado Jovens Cientistas para eleger os 100 melhores projetos científicos nacionais para participar na 11ª Mostra Nacional de Ciência, a ser realizada de 1 a 3 de junho de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

Para os projetos que se destaquem, neste que é o 25º Concurso Jovens Cientistas, há cerca de 6000 euros em prémios. As candidaturas decorrem até ao dia 21 de abril.

O concurso destina-se a todos os estudantes que se encontrem a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior, em Portugal, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. São aceites todos os projetos que se enquadrem em áreas de estudo como a Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.

Esta competição pretende promover os ideais da cooperação entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação e inovação.

A MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Intel ISEF – Feira Internacional de Ciência e Tecnologia e a Final Europeia de Ciência são apenas algumas das competições onde Portugal poderá estar representado.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude refere, em comunicado, que o presente concurso “é uma forma de estimular os jovens pré universitários a apostarem nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática)” que hoje são consideradas as “de maior empregabilidade, tanto a nível nacional como internacional”.

No que respeita à Ciência Viva, que tem como missão promover a cultura científica na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens da população, enquanto coorganizadora desta iniciativa, compete-lhe reunir um quadro de júris que irá selecionar os 100 projetos onde serão destacados os melhores dos melhores projetos científicos.

Quem também se associa a este projeto é o Município do Porto disposto a acolher na cidade cerca de 400 participantes e mais de 3000 visitantes.

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.