Fundação Montepio celebra 20 anos de solidariedade

Ao longo de duas décadas, a Fundação Montepio tem levado a cabo a sua missão de promover o mutualismo, a economia social e o desenvolvimento de uma visão humanista da sociedade.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

A Fundação Montepio dedica-se, desde 1995, ao estabelecimento de parcerias e à concessão de financiamentos de projetos ligados à economia social. Desde a sua génese que a Fundação tem por vocação e objeto a promoção social, nas suas vertentes ética, cultural, civilizacional e económica, em prol da inclusão, da coesão social, do desenvolvimento e da preservação do património histórico e cultural português. “São 20 anos de disseminação do ideal mutualista na sociedade portuguesa, por via da concretização de iniciativas e ações de cariz cultural, artístico, científico e humanitário”, sublinha a instituição. “Vinte anos que se contam em projetos próprios, parcerias e muito trabalho realizado com os agentes da economia social”.

Ainda segundo a instituição, “a relevância das iniciativas promovidas tem mitigado os efeitos de uma conjuntura económica desfavorável nas camadas mais frágeis da sociedade portuguesa”. Ciente desse desafio, a Fundação Montepio dá prioridade ao reforço das parcerias com outros financiadores sociais e à introdução de mecanismos de avaliação do impacto social que se revelem capazes de promover processos de governação integrada e que resultem na adoção de metodologias sustentáveis de gestão.

No leque dos projetos próprios da Fundação, três colhem o nosso destaque: O prémio Escolar Montepio, a Frota Solidária e o Prémio Voluntariado Jovem Montepio.

A “Frota Solidária”, projeto central da Fundação, foi lançada com o propósito de devolver à sociedade civil os montantes que, a cada ano, os contribuintes lhe atribuem, ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa, aquando do preenchimento da Declaração de IRS. Criada em 2008, já permitiu a oferta de 144 viaturas a igual número de instituições sociais e assegurou a devolução de 3,2 milhões de euros à sociedade civil.

O “Prémio Voluntariado Jovem Montepio”, iniciativa na área da cidadania, destina-se a “reconhecer, promover e divulgar” o voluntariado jovem e as suas atividades e a estimular a apresentação de projetos inovadores ou apoiar a continuidade de projetos já em curso.

Por Almerinda Romeira/OJE

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com os mercados a reagir à vitória do partido extrema-direita liderado por Giorgia Meloni em Itália. Esta segunda-feira, Christine Lagarde fala no Parlamento Europeu e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as tábuas da mortalidade em Portugal, referentes ao período pandémico. Conheça a agenda da semana.

Digi e Cellnex celebram acordo para instalação de rede 5G em Portugal

Esta é a primeira informação oficial a surgir depois de a Digi ter investido mais de 67 milhões de euros na compra de licenças 5G no leilão da Anacom.

Mastercard quer oferecer soluções tecnológicas de pagamento que incluam criptomoedas

A Economista Responsável pelos Mercados da Europa, Médio-Oriente e África no Instituto Económico da Mastercard, Natalia Lechmanova, mostrou como os hábitos dos consumidores estão a alterar-se nas economias ocidentais, onde “as pessoas estão a dar cada vez mais prioridade às experiências e menos a “coisas”.