[weglot_switcher]

Fundação Trump não pode continuar a receber donativos em Nova Iorque

Decisão surge na sequência de investigação da procuradoria-geral nova-iorquina que descobriu irregularidades.
  • Mike Segar/Reuters
3 Outubro 2016, 19h54

A Fundação de Donald Trump recebeu instruções no sentido de parar imediatamente a angariação de fundos por violação de leis estaduais em Nova Iorque, segundo informação difundida pelo próprio gabinete do procurador-geral. Em causa está a ausência de registo e da obtenção do devido certificado, de acordo com as regras definidas para o setor, algo que não tem impedido a organização de obter mais de 25 mil dólares anuais em fundos.

A imprensa norte-americana e o diário britânico “The Guardian” revelam que, por despacho do responsável do setor, James Sheehan, a entidade “deve cessar imediatamente qualquer solicitação para contributos ou o envolvimento em ações de recolha de fundos em Nova Iorque”.

Além disso, “a Fundação deve avisar quaisquer outros eventuais parceiros em atividades de recolha de fundos em Nova Iorque para que deixem de fazê-lo”, acrescenta o comunicado.

Em função de não cumprir as regras, a Fundação Trump nunca foi submetida à devida auditoria às suas contas, nem sequer foi sujeita a verificações por parte das autoridades nova-iorquinas.

A situação foi descoberta depois de a procuradoria-geral de Nova Iorque ter desencadeado uma investigação à entidade no mês passado, encontrando diversas situações duvidosas sobre a sua atividade. O diário “Washington Post” já publicara diversas histórias sobre o tema, incluindo a questão de o próprio candidato republicano às eleições presidenciais de 8 de novembro não doar qualquer verba à sua Fundação desde 2008, confiando que os donativos chegariam de outras pessoas e instituições, algo que foi considerado incomum em casos deste género.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.