[weglot_switcher]

Fundador da Huawei diz que “o 5G em Espanha será um exemplo para a Europa”

A afirmação de Ren Zhengfei sobre a vizinha Espanha contrasta com as expectativas da Huawei para o 5G em Portugal. “Portugal sempre foi um país pioneiro, mas sinto que isso não está acontecer com o 5G”, afirmou o key account director da Huawei em Portugal, João Matos Maria, num encontro com jornalistas em 5 de dezembro.
  • Fundador e presidente executivo da Huawei, Ren Zhengfei
12 Dezembro 2019, 17h41

O fundador e presidente executivo da Huawei, Ren Zhengfei, disse esta quinta-feira que a rede da quinta geração móvel em Espanha será um exemplo para a Europa. “As redes espanholas serão um exemplo para o Velho Continente”, disse Ren Zhengfei ao “Expansión”, anunciado ainda que a empresa chinesa firmou parceria tecnológica com a espanhola Telefónica para implementar 5G na América do Sul e Europa.

Zhengfei justificou a sua afirmação devido à implantação de redes de fibra ótica em todo o território espanhol, o que permitirá ligar antenas 5G  à rede sem risco de interferências de cobertura.

A afirmação sobre a vizinha Espanha contrasta com as expectativas da Huawei para o 5G em Portugal. “Portugal sempre foi um país pioneiro, mas sinto que isso não está acontecer com o 5G”, afirmou o key account director da Huawei em Portugal, João Matos Maria, num encontro com jornalistas em 5 de dezembro. Para o responsável, Portugal “está a ficar para trás”.

O criador da Huawei foi a Espanha garantir também que apesar do conflito com os EUA, acredita que não surgirá uma cisão no “mundo digital”, à semalhança do que aconteceu na segunda metade do século XX com a existência do Muro de Berlim, que simbolizava a bipolaridade geopolítica entre os países capitalistas e os Estados comunistas.

A Huawei, que é uma das empresas de maior influência em redes de telecomunicações e a segunda maior fabricante de telemóveis (apenas atrás da coreana Samsung), segundo o “Expansión”, foi acusada pelos Estados Unidos de estar ao serviço do governo chinês e, por isso, de ser uma ameaça à cibersegurança dos EUA e dos países aliados. Esta ideia norte-americana, valeu à Huawei uma campanha de pressão por parte de Washington para convencer os países aliados a vetar a presença da Huawei em diversos mercados. Na Europa, a administração Trump não recolheu apoios.

Em Portugal, a Huawei tem acordos e parcerias tecnológicas com as três principais operadoras de telecomunicações (NOS, Vodafone e Altice).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.