Fundo canadiano de pensões reforça na EDP para 5%

Fundo que gere as pensões de 20 milhões de canadianos detinha antes uma participação de 2%.

O Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) reforçou a sua participação na EDP, aumentando a sua posição de 2% para 5%.

O aumento foi anunciado hoje pelo grupo EDP, depois de o patamar de 5% ter sido ultrapassado por esta sociedade a 3 de dezembro.

A China Three Gorges detém atualmente a maior participação na EDP (19%), Oppidum Capital (7,2%), BlackRock (7,3%), Norges Bank (3%), Qatar Investment Authority (2,2%) e Sonatrach (2,1%).

O CPPIB é o fundo responsável por gerir as pensões atuais e futuras de 20 milhões de canadianos, gerindo uma carteira com 541 mil milhões de dólares canadianos (377 mil milhões de euros).

Relacionadas

EDP e China Three Gorges atualizam parceria estratégica ao fim de 10 anos (com áudio)

Em dezembro de 2011, na oitava fase de privatização da EDP, que a CTG comprou 21% da EDP, firmando então uma “parceria estratégica para promover a cooperação entre as duas partes e regular potenciais conflitos de interesses”. Esta parceria foi agora atualizada num momento marcado “pela forte aposta na transição energética”.
Recomendadas

PremiumRede 5G, um ano e quatro mil antenas depois

Portugal arrancou com a tecnologia de quinta geração a 26 de novembro. NOS, a primeira a lançar, revela que conta com 3.200 estações instaladas.

PremiumOaktree, Cerberus e Vanguard na corrida à VIC Properties

A Alantra vai receber esta sexta-feira as propostas não vinculativas para a compra dos ativos da VIC Properties. A Vanguard deverá avançar para o Pinheirinho. Oaktree e Cerberus entre os interessados.

Marcas vs Catar: o difícil equilibrismo das maiores marcas do mundo. Veja o “Jogo Económico”

Do equilibrismo de quem patrocina a prova à anti-campanha de quem está de fora, estes dias estão entregues a uma espécie de Mundial de marcas com desfecho imprevisível. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM e Henrique Tomé, analista da corretora XTB, são os convidados desta edição.
Comentários