[weglot_switcher]

Fundo de Resolução diz que Oitante concluiu reembolso da dívida de 746 milhões

Em causa está a emissão de 746 milhões de euros, realizada em 2015 e com vencimento em dezembro de 2025, e que foi reembolsada integralmente mais de três anos antes da data do seu vencimento, o que extinguiu a responsabilidade do Fundo de Resolução enquanto garante desse financiamento.
7 Junho 2023, 11h02

O Fundo de Resolução aprovou no dia 5 de junho, em reunião da Assembleia-Geral da Oitante, o relatório e contas daquela sociedade, relativo ao exercício de 2022.

A instituição liderada por Luís Máximo dos Santos destaca que a Oitante – veículo que gere os ativos do antigo Banif que não foram comprados pelo Santander e que registou 63,8 milhões de euros de resultados líquidos em 2022 – concluiu o processo de reembolso da dívida obrigacionista.

Em causa está a emissão de 746 milhões de euros, realizada em 2015 e com vencimento em dezembro de 2025, e que foi reembolsada integralmente mais de três anos antes da data do seu vencimento, o que extinguiu a responsabilidade do Fundo de Resolução enquanto garante desse financiamento, bem como a responsabilidade do Estado Português, enquanto prestador de uma contragarantia.

Na Assembleia-Geral da Oitante foi ainda aprovada a distribuição ao Fundo de Resolução de um dividendo de 32 milhões de euros, antes de impostos, lembra o Fundo de Resolução nacional.

“Trata-se da segunda distribuição ao Fundo de Resolução, depois da entrega realizada em 2020, de 15 milhões de euros, antes de impostos”, destaca o FdR.

“Fruto dos resultados acumulados desde 2015, os capitais próprios da Oitante – que é detida a 100% pelo Fundo de Resolução – ascendem a 199 milhões de euros”, realça o fundo.

Recorde-se que “os valores obtidos e a obter pelo Fundo de Resolução pela sua participação no capital da Oitante contribuirão para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros suportados por este Fundo na resolução do Banif e serão utilizados no reembolso da dívida do próprio Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.