[weglot_switcher]

Fundos de Investimento com 19,5 mil milhões de ativos sob gestão em dezembro

A Jerónimo Martins foi o título com maior peso nas carteiras dos fundos, representando 11,7% do total investido, com um crescimento mensal de 32,3%. Seguiram-se a Sonae, cujo valor nas carteiras dos fundos subiu 38,8%, e a Navigator cujo valor cresceu 48,6% face a novembro.
14 Janeiro 2022, 21h43

Em dezembro de 2021, o valor sob gestão dos organismos de investimento coletivo em valores mobiliários (OICVM) totalizou 19.528,2 milhões de euros, mais 740,3 milhões (3,9%) do que em novembro, avança a CMVM.

Sendo que, nos fundos de investimento alternativo (FIA), o valor mensal sob gestão decresceu 0,2% para 331,1 milhões de euros.

A CMVM destaca que o valor das aplicações em ações subiu 31,3% nas de emitentes nacionais e 9,1% nas de emitentes estrangeiros, em comparação com o mês anterior.

Já no que respeita à dívida pública, o valor das aplicações recuou 1,8% na nacional e aumentou 2,4% na estrangeira. O valor aplicado em obrigações decresceu 2,7% nas de emitentes nacionais e 0,8% nas de emitentes estrangeiros.

A Jerónimo Martins foi o título com maior peso nas carteiras dos fundos, representando 11,7% do total investido, com um crescimento mensal de 32,3%. Seguiram-se a Sonae, cujo valor nas carteiras dos fundos subiu 38,8%, e a Navigator Company, cujo valor cresceu 48,6% face a novembro.

No que respeita ao investimento em títulos da União Europeia, os mais representativos nas carteiras dos fundos de investimento foram a LVMH, a Siemens e a L’Oreal. Fora da União Europeia destacaram-se a Pfizer, a Microsoft e a Apple.

A CMVM avança ainda que os Estados Unidos foram o principal destino de investimento dos OICVM em dezembro, ao absorverem 17,7% do total das aplicações dos fundos, seguidos de Alemanha (16,2%) e de Luxemburgo (12,0%). Portugal absorveu 4,0% do investimento.

As sociedades gestoras com as maiores quotas de mercado foram a Caixa Gestão de Ativos (35,0%), a IM Gestão de Ativos (21,7%) e a BPI Gestão de Ativos (17,1%).

A CMVM destaca que em dezembro foi constituído o fundo de investimento mobiliário “Optimize Portugal Golden Opportunities Fund – Fundo de investimento mobiliário aberto”, gerido pela Optimize Investment Partners – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo.

No mesmo mês houve também a fusão por incorporação de dois fundos de investimento mobiliário geridos pela Santander Asset Management, concretamente, do “Popular Global 25 – Fundo de investimento mobiliário aberto” no “Santander Select Moderado – Fundo de investimento mobiliário aberto”, e do “Popular Global 5 – Fundo de investimento mobiliário aberto” no “Santander Select Defensivo – Fundo de investimento mobiliário aberto”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.