[weglot_switcher]

Fusão da Sport Zone com a JD Sprinter concluída

Já nasceu o Iberian Sports Retail Group. A Sonae MC Modelo Continente chegou a um acordo com a JD Sports Fashion, a Balaiko Firaja Invest e a JD Sprinter Holdings a 14 de setembro.
1 Fevereiro 2018, 08h06

A Sonae anunciou esta quinta-feira, antes da abertura do mercado, que concluiu a fusão da Sport Zone com a retalhista britânica JD Sprinter. Através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa informou que a conclusão do negócio se deveu ao ‘sim’ da Autoridade de Concorrência europeia e de “outras condições precedentes”.

“A Sonae – SGPS, SA (Sonae) vem pelo presente informar que, ontem, na sequência da aprovação por parte da Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia notificada no dia 18 de janeiro e da satisfação de outras condições precedentes, a sua subsidiária, Sonae MC Modelo Continente SGPS, S.A., concluiu com sucesso o acordo para a combinação da Sport Zone e JD Sprinter Holdings, anunciado ao mercado a 14 de setembro de 2017”, refere a nota da CMVM.

A 14 de setembro, a empresa de retalho portuguesa, fundada por Afonso Pinto de Magalhães, tinha dado conta ao regulador dos mercados sobre o fecho do acordo com a britânica JD Sports Fashion para fusão da Sport Zone com a JD Sprinter. A transação surgiu depois de, no início de março do ano passado, a Sonae ter assinado um memorando com a retalhista líder no Reino Unido em marcas de desporto com vista à criação do segundo maior retalhista de desporto na Península Ibérica: o Iberian Sports Retail Group.

O novo CEO, Miguel Mota Freitas, afirma que a “joint venture vai transformar-se no grande operador multimarca”. “Esta união vai-nos permitir uma maior eficiência operativa. Queremos continuar a crescer para sermos o canal de retalho desportivo de referência em Portugal e Espanha, proporcionando ao cliente uma ampla oferta omnicanal de marcas e produtos desportivos”, sublinha.

O memorando em causa previa a combinação de negócios na Península Ibérica da JD Group e da JD Sprinter com a Sport Zone e estabelecia “os parâmetros principais para a criação de um Grupo Ibérico de desporto que terá como acionistas a JD Group, a Sonae e a família acionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%, respetivamente”.

O Iberian Sports Retail Group tem um volume de negócios agregado superior a 500 milhões de euros (estimado para 2017), correspondente a uma quota de mercado do canal de desporto de 11% dos dois países e conta com uma rede com mais de 300 lojas em Portugal e Espanha, onde trabalham mais de 6.000 colaboradores.

A Cuatrecasas, Gonçalves Pereira assessorou juridicamente a JD Sports Fashion e a Sprinter no processo através de uma equipa multidisciplinar das áreas de Direito Societário, Imobiliário, Europeu e da Concorrência, Fiscal e Laboral e do trabalho dos sócios Juan José Ruiz e Nuno Sá Carvalho e das consultoras Irene Moreno-Tapia e Marta Pereira da Silva, que lideraram o apoio ao negócio.

Notícia atualizada a 07/02 com informação sobre assessoria

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.