Fusões e aquisições de tecnológicas em Portugal movimentaram 1,6 mil milhões este ano

A compra de empresas tecnológicas portuguesas tem vindo a acelerar em termos do valor movimentado, apesar de, em 2020, o número de transações estar abaixo do que se verificou em igual período do ano passado.

Os negócios de aquisição de empresas de tecnologia em Portugal este ano já são 40, aponta um relatório do diretório internacional Transactional Track Record (TTR). As operações em questão movimentaram 1,6 mil milhões de euros.

Os valores acima mencionados representam uma diminuição de 30% nos números de transações quando comparando com igual período do ano passado, mas o valor das mesmas cresceu 236%.

Os maiores investidores neste tipo de operações em território nacional são dos Estados Unidos, que compraram já sete empresas tecnológicas portuguesas em 2020. Já em 2019, os norte-americanos movimentaram 2,4 mil milhões de euros em operações do género em Portugal. Por outro lado, o Brasil é o principal alvo destas operações por parte de investidores portugueses, que já adquiriram quatro empresas ligadas ao sector da tecnologia no Brasil este ano.

Os investimentos de capital de risco também têm um peso relevante nestas operações, ao estarem envolvidos em 65% das transações no setor tecnológico português este ano. Isto representam 26 transações, uma diminuição de 26% em relação a igual período do ano passado, mas que se traduz num aumento de 101%, ou 223 milhões de euros, no seu valor.

Recomendadas

Restaurantes da AHRESP vão assegurar alimentação dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude

A AHRESP vai apoiar a Fundação na “definição das regras de funcionamento da rede de restaurantes e similares que irão assegurar o fornecimento de refeições para os participantes da Jornada Mundial da Juventude e contactar restaurantes e similares para promover a sua adesão à rede, bem como promover o uso do Guia de Boas Práticas da Restauração e Bebidas junto da rede”, lê-se no comunicado.  

Complemento excecional a pensionistas: SNQTB remeteu nova carta ao Primeiro-Ministro

Depois do OE2023 ter sido aprovado o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários diz que “o Partido Socialista mantém a injustiça em relação aos bancários reformados que foram indevidamente excluídos da atribuição do complemento excecional a pensionistas”.

PremiumRede 5G, um ano e quatro mil antenas depois

Portugal arrancou com a tecnologia de quinta geração a 26 de novembro. NOS, a primeira a lançar, revela que conta com 3.200 estações instaladas.
Comentários