[weglot_switcher]

Futuro da Europa também passa pelo digital

Países da União Europeia comprometer-se-ão, em Roma, com um avanço mais profundo no mundo digital.
25 Março 2017, 14h01

No âmbito das comemorações dos 60 anos dos Tratados de Roma, a Comissão Europeia organiza hoje uma reunião de ministros “com o objectivo de avançar nos domínios da computação de alto desempenho, da mobilidade conectada e da digitalização da indústria”, informa fonte oficial em comunicado.

A Jornada Digital, como se chama o encontro “visa reforçar a cooperação entre os Estados-Membros da UE, a fim de melhor preparar a nossa sociedade e indústria para que usufruam de todos os benefícios da transformação digital”. Os ministros vão lançar uma plataforma europeia “que combina iniciativas nacionais para ajudar a indústria europeia no processo de digitalização, adaptação e inovação”. A Comissão quer ainda apresentara um projecto-piloto de apoio a estágios digitais.

Os supercomputadores envolvem milhares de processadores a funcionar em paralelo para analisar uma grande quantidade de dados em tempo real. “Permitem conceber novos medicamentos e simular os seus efeitos, providenciar diagnósticos mais rápidos e melhores tratamentos, controlar epidemias e apoiar as tomadas de decisão relativas à electricidade, à distribuição de água, ao planeamento urbano”. E é neste quadro que a União Europeia quer ter uma palavra a dizer.

Os ministros comprometer-se-ão “a erigir a próxima geração de infraestruturas de computação e de dados — um projecto europeu de dimensão equivalente à do Airbus, na década de 1990, e à do Galileo, nos anos 2000. Esta infraestrutura apoiará igualmente a chamada Nuvem Europeia para a Ciência, que irá disponibilizar a 1,7 milhões de investigadores e a 70 milhões de profissionais da área da ciência e da tecnologia um ambiente virtual para armazenamento, partilha e reutilização interdisciplinar e transfronteiras dos seus dados”.

A Jornada Digital faz parte das comemorações do 60º aniversário do Tratado de Roma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.