[weglot_switcher]

Futuro do Reino Unido (sem a Europa) é hoje apresentado em Florença

A primeira-ministra britânica vai discursar às 16h15 (hora de Lisboa) sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
  • Reuters
22 Setembro 2017, 10h41

Theresa May viaja esta sexta-feira até Florença para discursar sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. A primeira-ministra britânica vai rebobinar a cassete da sua estratégia ao propor um período de transição depois do divórcio com a União Europeia, mesmo que a decisão implique continuar a enviar dinheiro para Bruxelas.

Segundo o Financial Times, a dirigente britânica vai prometer o fortalecimento da proteção legal dos cidadãos da União Europeia que vivem no Reino Unido. O diário londrino refere ainda que houve contactos de Londres com os negociadores do Brexit e os britânicos disseram-lhes que estão a estudar se a futura jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia deve ser “tida em consideração” pelos juízes do Reino Unido quando for relevante para os direitos dos cidadãos.

“Nós partilhamos um profundo sentido de responsabilidade para fazer com que essa mudança funcione de forma suave e sensata”, vai dizer a governante à União Europeia, de acordo com os excertos do seu discurso, apresentados antecipadamente pelo seu gabinete e divulgados esta manhã pela agência Bloomberg. “Embora a saída da União Europeia seja inevitavelmente um processo difícil, é de todos os nossos interesses fazer com que as negociações sejam bem-sucedidas”, sublinhará Theresa May.

Theresa May vai sugerir uma fase de implementação com um tempo definido, para poder dar às empresas um período para se adaptarem ao novo sistema e protege-las do risco de atingidas com taxas e burocracias morosas, ao que apurou a agência noticiosa. A mesma publicação adianta que os funcionários do governo acham que esse período vai durar dois anos e será inconstante, dependendo do setor.

As autoridades britânicas – e os restantes dirigentes e investidores europeus – consideram o discurso de Theresa May vital, uma vez que irá introduzir a possibilidade de fazer pagamentos à União Europeia durante a transição. O objetivo do Reino Unido é colmatar o buraco no orçamento do bloco, que totaliza cerca de 30 mil milhões de euros, entre os anos de 2019 e 2021.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/brexit-passa-por-florenca-como-vai-ser-pago-o-buraco-de-30-mil-milhoes-209568

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.