[weglot_switcher]

Galiza proíbe cidadãos de fumar em espaços públicos por risco de propagação do coronavírus

“Está comprovado que o uso do tabaco, em qualquer uma das suas formas, piora o curso das doenças respiratórias”, lembrou o ministério da Saúde espanhol.
  • Barcelona, Espanha
13 Agosto 2020, 19h15

A região espanhola da Galiza decidiu proibir fumar em locais públicos devido ao aumento do risco de disseminação da Covid-19, esta quinta-feira, dia 13 de agosto, segundo a “BBC”.

A proibição geral de fumar nas ruas e em locais públicos vai abranger estabelecimentos como restaurantes e bares, se o distanciamento social não for possível. A região noroeste é a primeira a introduzir tal medida, mas as Ilhas Canárias preparam-se também para seguir este exemplo.

A decisão sobre fumar em espaços públicos na Galiza foi anunciada em conferência de imprensa na quarta-feira, depois de especialistas recomendarem a medida ao governo regional. O ministério da Saúde espanhol apoia a escolha galega e explicou que existe uma ligação entre o tabagismo e o aumento da disseminação do coronavírus.

“Está comprovado que o uso do tabaco, em qualquer uma das suas formas, piora o curso das doenças respiratórias”, lembrou o ministério da Saúde espanhol em comunicado a que a “BBC” teve acesso. Na missiva consta também que fumar aumenta o risco de propagar a Covid-19 porque as pessoas projetam gotículas quando expelem fumo, algo que pode potenciar a disseminação do vírus.

Por sua vez, o presidente regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, garantiu, em conferência de imprensa, que “fumar sem limites, com pessoas por perto e sem qualquer distanciamento social [representa] um alto risco de infeção”.

Esta decisão surge num  momento em que a Espanha enfrenta o pior índice de infeção da Europa Ocidental. Os casos diários aumentaram de menos de 150 em junho para mais de 1.500 em agosto.

A Espanha registou hoje o maior número de infeções por Covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid relativos a quarta-feira. No total, Espanha soma 337.334 infetados desde o início da pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.