A Galp e a IKEA vão juntar forças para instalar mais 278 postos de carregamentos para veículos elétricos, levando, alegam as empresas, a que seja criada a maior rede de abastecimento privada do país neste sector.
Os postos de carregamento da Galp estarão instalados nos parques de estacionamento de lojas IKEA de Norte a Sul do país, num plano que inclui “soluções de carregamento para os parques de estacionamento de clientes, parques privados para colaboradores IKEA e parques privados para carrinhas de distribuição”.
Já estão operacionais postos de carregamento da Galp nos parques de estacionamento nas lojas IKEA em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga, e nos centros comerciais Marshopping Matosinhos e Algarve.
Todos os espaços comerciais estão equipados com carregadores de 7,4kW e 22kW, e 60kW DC.
“Com esta parceria entre a Galp e a IKEA juntamos duas marcas fortemente empenhadas na descarbonização da economia. A Galp é líder de mercado na oferta de pontos de carregamento elétricos em Portugal, com cerca de dois mil pontos já operacionais, e ambiciona chegar a 2025 com dez mil pontos na Península Ibérica. Esta é a resposta que o mercado pede – face à tendência irreversível da eletrificação da mobilidade – e são parcerias como esta que honram o compromisso que assumimos no nosso propósito: queremos regenerar o futuro juntos”, disse a COO da Galp, Teresa Abecasis.
“Esta parceria com a Galp está alinhada com a visão da IKEA e com a nossa estratégia de sustentabilidade, em criar um dia a dia mais saudável e mais sustentável para a maioria das pessoas. Para nós, trata-se de equilibrar o crescimento económico com o impacto positivo no planeta e nas pessoas. Queremos continuar a trabalhar para inspirar hábitos mais sustentáveis no estilo de vida e no consumo, promovendo a transição para a mobilidade elétrica dos nossos colaboradores, clientes e parceiros”, acrescentou a responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal, Ana Barbosa.
Até fevereiro a Galp terá uma oferta inicial que permite o carregamento nos parques de estacionamento IKEA com oferta da parcela OPC, com exceção da tarifa EGME.
Em outubro, o Jornal Económico avançou que as lojas portuguesas da Ikea iam ter uma extensa rede de carregamentos ultrarrápidos para veículos elétricos, que ultrapassará os 200 carregadores gratuitos para clientes.
O processo de transição energética na retalhista envolve também os trabalhadores e os fornecedores, portanto os atuais 22 carregadores disponíveis para funcionários vão praticamente duplicar para 42 entre este ano fiscal e o próximo.