[weglot_switcher]

Galp volta a desafiar jovens a apostarem na eficiência energética e sustentabilidade

A iniciativa dá destaque às temáticas das fontes de energia, mobilidade sustentável, pegada energética e profissões ligadas à energia.
22 Abril 2017, 15h12

Na sequência do sucesso das edições anteriores dos projetos educativos – Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP, a Galp volta a desafiar as escolas portuguesas do 1.º, 2.º e 3.ºciclos do ensino básico.

A iniciativa pretende sensibilizar as crianças e os jovens para a importância da eficiência energética no consumo de energia e sustentabilidade.

“Sabemos que a alteração de comportamentos na sociedade é um dos maiores desafios a enfrentar. Os jovens são particularmente sensíveis e disponíveis para adotar novos comportamentos, e são eles que poderão estimular, mais facilmente, as mudanças necessárias para um consumo mais eficiente dos recursos energéticos e ambientais”, explica Manuel Andrade, coordenador dos projetos educativos da Galp, ao Jornal Económico.

Esta iniciativa conta com o apoio e parceria institucional da Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência, da ADENE- agência para a energia; da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão Nacional da Unesco e da Direção-Geral de Energia e Geologia.

A Missão UP | Unidos pelo Planeta, tem sete anos de existência nas escolas portuguesas do 1.º ciclo. As escolas que aderirem ao projeto vão receber um “Selo Escola Aderente” e um “Guião de Atividades” com os temas principais abordados no âmbito do projeto e sugestões de atividades específicas para cada um deles, sempre relacionadas com a promoção de um consumo mais eficiente de energia. As 400 primeiras que comprovarem a realização de, pelo menos, uma das atividades enunciadas no guião terão direito a receber na sua escola uma “Visita Missão UP”, facultada por colaboradores da Galp.

Quanto ao projeto Missão POWER UP, que se encontra na sua terceira edição, “com uma avaliação muito positiva”, explica Manuel Andrade, apresenta uma novidade para os alunos do 2º e 3º ciclo: a oportunidade de serem “professores por um dia, dando uma aula de energia aos seus colegas mais novos do 1º Ciclo do Ensino Básico, ensinando-lhes tudo aquilo que sabem, e que estão a aprender, sobre os temas da eficiência energética”.

A Missão POWER UP é um projeto educativo enquadrado na estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Galp que tem como missão “promover a eficiência no consumo de energia junto dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e das respetivas comunidades escolares”, que tem na sua base quatro temáticas:  eficiência no consumo de energia em casa e na escola; as fontes de energia; a mobilidade sustentável; e a pegada energética.

O projeto Missão POWER UP tem como principal instrumento uma plataforma online, desenvolvida com o objetivo de “facilitar a comunicação e transmissão de conteúdos, que podem servir de apoio ao desenvolvimento dos trabalhos a implementar pelos estudantes nas escolas”, explica o responsável.

As atividades desenvolvidas no projeto “estimulam o interesse e a exploração criativa dos temas de uma forma lúdica e pedagógica, para incentivar a participação das equipas a complementarem a sua participação nas dinâmicas deste programa”, reforça Manuel Andrade.

As primeiras 150 escolas inscritas na plataforma recebem uma Visita Missão POWER UP.

No que respeita a números, no ano letivo de 2014/2015, edição piloto do projeto, aderiram 38 escolas. No ano letivo de 2015/2016, “contámos com a participação de 77 escolas. As edições anteriores deste programa envolveram cerca de 2000 alunos, de um total de 115 escolas, mais de 200 professores e muitos outros membros da comunidade escolar”, explica Manuel Andrade. Para este ano, até ao momento, “já foram visitadas 105 escolas, em Portugal Continental e na Madeira, abrangendo mais de 1680 alunos”. O feedback dos alunos “tem sido muito positivo”, diz.

“Criar um projeto inovador e educativo, através de um conceito de aprendizagem lúdico, é o primeiro passo para estimular e motivar os alunos para a adoção de comportamentos mais responsáveis de consumo dos recursos energéticos do planeta”.

No resultado das duas últimas edições, Manuel Andrade, mostra-se satisfeito, uma vez que “as visitas às escolas permitem uma explicação mais concreta e pormenorizada sobre o projeto e as dinâmicas dos jogos, pelo que ajudam imenso no envolvimento dos alunos e da comunidade escolar, que se mobiliza para ajudar no desenvolvimento das ideias dos estudantes”.

Ao longo dos últimos seis anos letivos, foram dadas pela Galp mais de 3 mil aulas de energia, impactando mais de 1 milhão de alunos. Os Projetos Educativos Galp, Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP, foram uma vez mais reconhecidos em 2016 pelos Energy Globe Awards, o mais prestigiado prémio ambiental, que distingue projetos regionais, nacionais e globais que preservem os recursos como a energia ou utilizem fontes renováveis ou fontes isentas de emissões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.