Gás natural atinge nível mais alto desde 2008

Nos EUA os contratos futuros de gás natural dos EUA subiram mais de 11% e no Reino Unido 11,7%.

Os preços do gás natural estão a subir um pouco por todo o mundo à medida que as altas temperaturas estimulam os pedidos por combustível.

Nos EUA, os contratos futuros de gás natural subiram mais de 11%, o nível mais alto desde julho de 2008. Já no Reino Unido os contratos futuros de gás natural subiram 11,7% esta terça-feira.

Segundo o EBW Analytics Group citado pela “CNBC” “fundamentalmente, o clima quente escaldante é o principal fator para os níveis tão elevados”.

Na Europa, o gás natural TTF dos holandeses saltou 10% para 194,50 euros por megawatt-hora. A medida sucede ganhos de 10% na segunda-feira, depois da Gazprom ter dito que reduziria ainda mais os fluxos através do gasoduto Nord Stream 1.

Relativamente à Europa o RBC escreveu numa nota que “este não é o fim da manipulação da Rússia dos fluxos de gás natural, na nossa opinião, e restam poucas alternativas de curto prazo para os atuais fluxos reduzidos para a UE”.

Esta terça-feira os países da União Europeia chegaram a um acordo para reduzir voluntariamente o consumo de gás em 15% a partir do próximo mês. Em caso de emergência, os cortes sugeridos tornam-se obrigatórios.

“O objetivo da redução dos pedidos de gás é economizar antes do inverno, a fim de nos prepararmos para possíveis interrupções no fornecimento de gás da Rússia, que está continuamente a utilizar o fornecimento de energia como arma”, disse o bloco em comunicado.

Recomendadas

Pentágono afirma que 80 mil soldados russos foram mortos ou feridos na Ucrânia

Cerca de 80.000 soldados russos foram mortos ou feridos desde o início da invasão da Ucrânia, disse hoje o número três do Pentágono, Colin Kahl, salientando que os alvos anunciados pelo Presidente russo, Vladimir Putin, ainda não foram atingidos.

Lapid diz que Israel “cumpriu todos os objetivos” no ataque à Faixa de Gaza

O primeiro-ministro israelita Yair Lapid afirmou hoje que a Operação Amanhecer contra a Jihad Islâmica em Gaza “cumpriu todos os seus objetivos” e que a totalidade do alto comando militar do grupo “foi atacado com êxito em três dias”.

Brasil/Eleições. Juíza pede à PGR investigação contra Bolsonaro por ataque às urnas eletrónicas

A juíza Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, enviou esta segunda-feira à Procuradoria-Geral da União (PGR) um pedido de investigação contra o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por ter feito ataques ao sistema eleitoral num encontro com embaixadores.
Comentários