[weglot_switcher]

Gás natural. Galp critica decisão do Governo de permitir regresso ao mercado regulado (com áudio)

O presidente da empresa deixou duras críticas à medida aprovada pelo Governo.
19 Setembro 2022, 11h04

A Galp criticou hoje a decisão do Governo de permitir o regresso dos consumidores ao mercado regulado, argumentando que vai aumentar as suas perdas.

“A Galp perdeu perdeu 135 milhões para importar gás para a Península Ibérica no primeiro semestre 2022, por causa de interrupções no fornecimento da Nigéria. Nunca procurámos compensações ou sair de contratos”, começou por dizer o presidente da Galp esta segunda-feira.

“A medida recente para obrigar a Galp a vender mais gás ao preço do mercado regulado expõe-nos a maiores perdas. Estamos em discussão com o Governo sobre esta medida. Vai contra o nosso direito como uma empresa livre privada e vai contra anos de progresso de liberalização dos mercados, conforme previsto na lei”, afirmou Andy Brown durante uma conferência organizada pela “CNN Portugal” que decorreu em Lisboa.

“Estamos preparados para trabalhar com o Governo para ajudar quem mais precisa, mas a aplicação desta medida visa pequenos negócios, empresas que não precisam de ajuda. Esta não é uma medida que ajuda quem mais precisa”, destacou no seu discurso.

Conforme sublinhou, os preços praticados no mercado regulado ficam a 10% a 20% dos preços no mercado ibérico.

“Sei que há frustração do público para tentar mudar para o mercado regulado com filas nas lojas. O mercado regulado caminha para a extinção em 2025”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.