[weglot_switcher]

Gasóleo a caminho de subida de 19 cêntimos na próxima semana (com áudio)

Portugueses vão ter de se preparar uma uma nova subida a dois dígitos nas bombas na próxima semana.
11 Março 2022, 10h22

O gasóleo poderá registar uma subida de 19 cêntimos por litro na próxima semana. Já a gasolina poderá registar um aumento de 11,5 cêntimos.

Estes são os valores apurados pelo JE junto do sector que destaca que esta previsão tem em conta o valor atual das cotações, sendo preciso esperar até ao final do dia para ter a confirmação do valor a que vão subir os combustíveis.

Nos mercados internacionais, o preço do gasóleo subiu 15 cêntimos e o da gasolina subiu nove ao longo desta semana. Com o IVA em cima, os valores podem disparar para 19 cêntimos e 11,5 cêntimos na bomba, respetivamente.

O barril de petróleo de Brent está hoje a subir mais de 2,6% para acima de 112 dólares, um valor abaixo dos 139 dólares atingidos em negociação na segunda-feira.

O Governo anunciou na terça-feira a redução temporária do imposto que incide sobre os combustíveis, para não aumentar a receita fiscal que é arrecadada através do IVA quando o preço dos combustíveis sobe.

“Vamos devolver em redução do ISP todos os potenciais aumentos da receita fiscal em sede de IVA”, disse o primeiro-ministro, explicando que sempre que o preço dos combustíveis aumentar, o ISP é ajustado, para compensar o aumento do IVA.

“A receita do ISP é totalmente insensível ao custo da gasolina ou do gasóleo, porque é um valor fixo. A receita fiscal que varia em função do preço é a de IVA. Portugal neste momento não pode ter nenhuma alteração em matéria de taxa de IVA, porque carece de autorização da Comissão Europeia, que já foi solicitada e aguardamos decisão, e porque a alteração da taxa de IVA implica uma lei da Assembleia da República, o que neste momento não é possível. É mais direto, calculado por litro”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.