Gasóleo sobe seis cêntimos e gasolina dois na próxima semana. Governo não mexe no ISP

Depois da redução assistida nas semanas anteriores, o preço dos combustíveis volta a aumentar na próxima semana.

Tiago Petinga/Lusa

Na próxima semana, os combustíveis regressam aos aumentos. Segundo a estimativa do Governo, com base nos dados do mercado, o preço do gasóleo deverá registar uma subida de seis cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina deverá subir 2 cêntimos por litro.

Assim, o Governo mantém inalterado o desconto temporário sobre o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) na próxima semana, sendo de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina.

“O desconto temporário do ISP manter-se-á inalterado na próxima semana, sendo de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina“, informa comunicado divulgado esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças.

Assim, o Governo decidiu manter inalterado o desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina. Na próxima semana, será aplicada novamente a fórmula os correspondentes ajustamentos.

Autovoucher já devolveu mais  117,5 milhões de euros às famílias

Na mesma nota, o Ministério das Finanças revela ainda mais de três milhões de portugueses já receberam mais de 117,5 milhões de euros através do programa Autovoucher, anunciado em outubro de 2021 e que foi reforçado por causa do impacto da guerra na Ucrânia nos preços dos combustíveis.

Recorde-se que no âmbito do Autovoucher, o Governo reembolsa os consumidores em 10 cêntimos por litro de combustível, num total de 50 litros/mês, ou seja, dá um benefício de cinco euros mensais por pessoa. Porém, em consequência do impacto económico decorrente do conflito na Ucrânia, o Governo decidiu reforçar a medida tendo aumentado de cinco para 20 euros por pessoa, durante o mês de março.

O Autovoucher foi uma iniciativa apresentada pelo Governo em outubro de 2021 e que estava prevista para durar cinco meses. Para beneficiar do Autovoucher, é necessário estar registado na plataforma do IVAucher.

 

Recomendadas

“Senhor PRR” alerta que guerra e inflação são riscos acrescidos ao plano

O novo presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) considera que a guerra na Ucrânia e a inflação são riscos acrescidos ao plano que precisam de estratégias para serem mitigados.

Pedro Dominguinhos é o novo presidente da comissão de acompanhamento do PRR

A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR era presidida por António Costa Silva, que entretanto tomou posse como ministro da Economia e do Mar no atual Governo.

PremiumIndefinição no SEF gera críticas pela degradação do serviço

Novo adiamento da extinção do SEF leva partes interessadas a questionarem a degradação dos serviços. Agendamentos para reagrupamento familiar chegam a demorar um ano a marcar.
Comentários