Gasolina vendida 3,7 cêntimos acima da referência e gasóleo 3,1 cêntimos abaixo

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 05 a 11 de setembro, no caso da gasolina, 3,7 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 3,1 cêntimos abaixo no gasóleo.

Tiago Petinga/Lusa

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 5 a 11 de setembro, no caso da gasolina, 3,7 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 3,1 cêntimos abaixo no gasóleo.

Assim, de acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “relativamente à semana anterior, verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,3 cent/l [cêntimos por litro] acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 3,7 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples”.

Segundo o regulador, “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,8% acima do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,9% abaixo do Preço Eficiente”.

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, explicou a ERSE.

A entidade destacou que, “ainda relativamente à semana anterior”, no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de – 1,4% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples – 5,5%”.

Assim, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples em – 2,6 cent/l, e para o gasóleo simples em – 10,4 cent/l abaixo dos respetivos Preços Eficientes”, destacou a ERSE.

O regulador informou ainda que para esta semana (5 a 11 de setembro), “o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,959 euros/l para a gasolina 95 simples e de 1,235 euros/l para o gasóleo simples”. Por outro lado, “após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,741 euros/l e nos 1,928 euros/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”, disse a ERSE.

Recomendadas

Santana Lopes perspetiva ano económico “muito difícil” em 2023

Santana Lopes mencionou também o aumento “escandaloso” de quatro vezes a taxa base do custo da tarifa de tratamento dos resíduos sólidos urbanos a pagar à Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC), cujo acionista base é privado.

Preços da energia em Itália vão subir ainda mais apesar de já estarem elevados

O Executivo de Roma já dedicou este ano 60 mil milhões de euros a medidas para procurar reduzir o impacto da subida destes preços.

Crise/inflação: Costa recusa razões para alarmismo sobre panorama dos créditos à habitação

António Costa procurou assegurar que o seu Governo está “atento” face ao impacto da subida dos juros nas prestações a pagar pelas famílias com créditos à habitação.
Comentários