A unificação em curso no Grupo Catalana Occidente vai levar ao despedimento de até 550 trabalhadores dos atuais 2.400 que integram as empresas do grupo. Quatro seguradores – Catalana Occidente, Plus Ultra Seguros, Seguros Bilbao e GCO Reasguros – vão fundir-se para criar apenas uma, conforme avançado pelo site espanhol INESE.
O mesmo órgão refere que o grupo espanhol entrou já em negociações com pelo menos seis sindicatos para chegar a um acordo quanto às condições das rescisões amigáveis, no sentido de evitar turbulência no processo de fusão e aquisição (M&A).
Este momento da concentração legal das empresas já tinha sido antecipado há uns anos, quando o grupo centralizou as plataformas internas de operações, serviços e apoio ao cliente. Mais tarde, deu-se alguma harmonização dos produtos. A fusão oficial chegará até ao fim deste ano.
Os trabalhadores visados pela rescisão pertencem à organização central, e o grupo assinala que não estão previstas reduções nas equipas de prestação de serviços e apoio ao cliente. Também as redes de mediação estão imunes ao processo.
O Grupo Catalana Occidente tem prémios anuais de cerca de 4,8 mil milhões – tanto na área tradiconal como seguros de crédito. O segmento tradicional registou, em 2022, resultados de 244 milhões de euros.