GCO vai unificiar quatro seguradoras em 2023 e despedir até 550 trabalhadores

A unificação do Grupo Catalana Occidente (GCO) leverá à rescisão de 550 trabalhadores dos 2.400 que o grupo emprega. O processo de M&A vai unir numa só as seguradoras Catalana Occidente, Plus Ultra Seguors, GCO Reaseguros e Seguros Bilbao.

A unificação em curso no Grupo Catalana Occidente vai levar ao despedimento de até 550 trabalhadores dos atuais 2.400 que integram as empresas do grupo. Quatro seguradores – Catalana Occidente, Plus Ultra Seguros, Seguros Bilbao e GCO Reasguros – vão fundir-se para criar apenas uma, conforme avançado pelo site espanhol INESE.

O mesmo órgão refere que o grupo espanhol entrou já em negociações com pelo menos seis sindicatos para chegar a um acordo quanto às condições das rescisões amigáveis, no sentido de evitar turbulência no processo de fusão e aquisição (M&A).

Este momento da concentração legal das empresas já tinha sido antecipado há uns anos, quando o grupo centralizou as plataformas internas de operações, serviços e apoio ao cliente. Mais tarde, deu-se alguma harmonização dos produtos. A fusão oficial chegará até ao fim deste ano.

Os trabalhadores visados pela rescisão pertencem à organização central, e o grupo assinala que não estão previstas reduções nas equipas de prestação de serviços e apoio ao cliente. Também as redes de mediação estão imunes ao processo.

O Grupo Catalana Occidente tem prémios anuais de cerca de 4,8 mil milhões – tanto na área tradiconal como seguros de crédito. O segmento tradicional registou, em 2022, resultados de 244 milhões de euros.

Recomendadas

BdP quer melhorar reporte dos contratos de crédito reestruturados ao abrigo do diploma do Governo

O Decreto-Lei do Governo prevê a reestruturação dos créditos à habitação a taxa variável até 300 mil euros, em caso de ser atingida determinada taxa de esforço.

Santander aumenta salário de todos os funcionários em Espanha em 4,5%

Banco tinha previsto aumento de 1,25% de aumento para os funcionários mas, para fazer face ao aumento da inflação, reabriu a negociação coletiva e decretou um aumento na ordem dos 4,5%.

Santander com mais 30% de amortizações antecipadas de crédito à habitação

Num ano em que qualquer amortização antecipada de crédito hipotecário está isenta de comissões, o banco regista já um aumento de 30% das amortizações antecipadas nos últimos três meses, face ao padrão que existia.
Comentários