[weglot_switcher]

George W. Bush pede luta contra terroristas internos e externos

George W. Bush afirmou que as vítimas são heróis por se terem despedido das suas famílias em telefonemas e posteriormente ter enfrentado uma “situação impossível” por terem “derrotado os desígnios do diabo”.
  • George W. Bush e Laura Bush
11 Setembro 2021, 18h52

George W. Bush esteve presente em Shanksville, na Pensilvânia, onde discursou em memória das vítimas que impediram um quarto atentado terrorista depois de fazerem despenhar o avião.

Na cerimónia, o antigo presidente lembrou o heroísmo dos passageiros do voo 93 da United Airlines, admitindo que estes eram um “grupo excecional de americanos, bravos, fortes e unidos”.

George W. Bush afirmou que as vítimas são heróis por se terem despedido das suas famílias em telefonemas e posteriormente ter enfrentado uma “situação impossível” por terem “derrotado os desígnios do diabo”.

O presidente na altura dos atentados do 11 de setembro afirmou que os extremistas internos e externos partilham o “desprezo pelo pluralismo” e a “indiferença pela vida humana” além de “uma determinação em profanar os símbolos do país”. George W. Bush realizou uma alusão ao ataque ao Capitólio em janeiro, admitindo que os extremistas são “filhos do mesmo espírito infame”.

Na mesma cerimónia, a vice-presidente Kamala Harris pediu que se fortaleçam as alianças globais dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que homenageou as vítimas que perderam a vida naquele local há 20 anos.

“Neste dia solene de recordação, devemos aceitar o desafio de olhar para trás, de recordar. Pelo bem dos nossos filhos. Pelo bem dos seus filhos. E para isso, devemos também olhar para a frente, para o futuro”, disse a vice-presidente.

“Eles lutaram pelas suas próprias vidas e para salvar a vida de inúmeras outras pessoas. Hoje, espero e rezo para que continuemos a honrar a sua coragem fortalecendo os nossos laços comuns e fortalecendo as nossas alianças globais”.

O voo 93 da United Airlines traçava uma rota entre Newark, em Nova Jérsia, e São Francisco, quando caiu num campo aberto em Shanksville. De acordo com a versão oficial, os passageiros do avião impediram que o avião atingisse um alvo em Washington, depois de saberem dos três atentados em Nova Iorque e no Pentágono. Os 37 passageiros, incluindo os quatro sequestradores, e os sete tripulantes, morreram.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.