‘Geringonça’ mantém liderança da Palavra do Ano

Os vocábulos ‘geringonça’ e ‘campeão’ mantêm a liderança da lista de candidatos à Palavra do Ano, votação que termina no dia 31 e que recebeu já “mais de 22.000 votos”.

Na lista de dez finalistas, não há alterações no pelotão da frente, “as palavras ‘geringonça’ e campeão’ lideram a eleição, com ‘brexit’ e ‘presidente’ por perto”, mas registam-se “duas pequenas alterações, ‘turismo’ ultrapassou ‘racismo’ e ‘humanista’ ultrapassou ‘empoderamento'”, adiantou à Lusa, e já adiantado por outros meios de comunicação social, fonte da Porto Editora, que organiza a iniciativa.

A votação em prossegue até ao final do mês, e a palavra vencedora será conhecida no dia 4 de janeiro próximo, às 10h30, numa cerimónia a realizar na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa.

As palavras eleitas nas edições anteriores foram ‘esmiuçar’ (2009), ‘vuvuzela’ (2010), ‘austeridade’ (2011), ‘entroikado’ (2012), ‘bombeiro’ (2013), ‘corrupção’ (2014) e ‘refugiado’ (2015).

Recomendadas

BNP Paribas Cardif apoia parceria entre Gasol e Santa Casa para prevenir obesidade infantil

A empresa de seguros é responsável pelo financiamento desta iniciativa em Portugal, “dentro do projeto global de prevenção e redução da obesidade infantil”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Mortalidade aumenta e esperança de vida cai no triénio 2019-2021

O aumento do número de óbitos no contexto da pandemia de Covid-19, embora com diferentes impactos nas regiões, diminuiu de uma forma geral a esperança de vida, à nascença e aos 65 anos, em Portugal.
Comentários