Gestão de Portfólio de Domínios

Os nomes de domínio são a base da presença online das marcas, um património fundamental para as organizações, tão importante como a própria marca, os seus produtos, ou a sua área de vendas.

Torna-se essencial que as organizações mantenham um portfólio de domínios que represente e proteja a sua marca, ao mesmo tempo que desenvolvem uma estratégia de domínios que assegure o melhor aproveitamento das novas oportunidades oferecidas pelo mundo online.

Poucas organizações têm uma verdadeira política de gestão do seu património digital, e a transformação constante da Internet torna cada vez mais importante a necessidade de uma estratégia clara na gestão do portfólio de domínios.

Se estivermos a falar de organizações que gerem marcas globais, é provável que detenham centenas de domínios, para proteger e promover a marca em diferentes territórios, setores verticais, campanhas e outras atividades online. Gerir esse portfólio pode ser uma tarefa complexa e que não pode deixar de ser uma prioridade.

Uma má gestão de portfólio de domínios pode-se traduzir em impactos negativos para as organizações. Por exemplo, deixar expirar um domínio relevante e tentar, depois, recuperá-lo quando já foi registado por outra entidade, pode significar um custo de dezenas, ou centenas, de vezes superior a se tivesse sido feita a renovação atempada.

Visto de uma perspetiva de marketing e vendas, os endereços associados aos sites são vitais para manter a sua visibilidade online, por isso, ser incapaz de assegurar nomes de domínio relevantes irá ter um impacto negativo na presença online das organizações, suas estratégias de angariação de clientes, investimentos em SEO e campanhas de marketing.

É recomendável uma clara definição, nas organizações, sobre quem gere, tecnicamente, o portfólio de domínios e/ou define a estratégia de marca online. É comum encontrar essa indefinição ou uma sobreposição de competências entre as áreas de marketing e de TI. As perspetivas de uma área e de outra são diferentes, por natureza, e é aconselhável que se complementem: a estratégia de marca online e a decisão sobre que domínios se devem, ou não, manter ou acrescentar ao portfólio, é uma atividade do marketing, que deve ser complementada, idealmente, pelas áreas de TI apenas nas questões técnicas associadas à gestão dos domínios e sites.

Artigo escrito por Rui Martins, OBP Manager da Amen

Recomendadas

PremiumPortugal Ventures passa de prejuízo a lucro de 12 milhões

A sociedade do grupo Banco Português de Fomento registou um aumento de 45% na valorização da carteira de capital de risco, em relação a 2020, o que explicou os resultados líquidos positivos.

Phenix assegura 15 milhões de euros para reduzir o desperdício alimentar

Com este apoio financeiro, a Phenix, que faz parte do movimento Tech For Good, espera atingir a meta dos 10 milhões de downloads na sua aplicação móvel anti desperdício e poupar mil milhões de refeições de serem desperdiçadas até 2024.

Gestora de ativos do Santander e EIT Innonergy lançam fundo de investimento em tecnologia amiga do ambiente

O novo veículo de investimento, cujo montante não foi revelado por aguardar aprovação do regulador dos mercados em Espanha, foi apresentado esta quarta-feira no evento ‘The Business Booster’, que está a decorrer na FIL – Feira Internacional de Lisboa.