[weglot_switcher]

Gestão profissional chega às cooperativas de habitação e prevê investimento superior a 700 milhões

Primeiros projetos já se encontram em desenvolvimento e representam investimentos cooperativos próximos dos 40 milhões de euros, estando a sua conclusão prevista para os anos de 2025 e 2026.
25 Maio 2023, 17h30

Numa altura em que o mercado imobiliário em Portugal enfrenta vários desafios, a gestão profissional chega cooperativas de habitação através da MOME, uma empresa participada da ‘+urbano’, grupo com duas décadas de experiência no desenvolvimento de projetos imobiliários de referência no Porto e norte de Portugal.

O objetivo passa por dinamizar cinco novas cooperativas por ano a partir de 2024, a que se juntam as duas já iniciadas, o que, num horizonte de cinco anos, representará a construção de 1.500 novas casas, num total de investimento cooperativo superior a 700 milhões de euros.

O ‘Pedras.coop’, em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e ‘Hera.coop’, no Carvalhido, Porto são os primeiros projetos que já se encontram em desenvolvimento e representam investimentos cooperativos próximos dos 40 milhões de euros, estando a sua conclusão prevista para os anos de 2025 e 2026.

“A primeira fase do projeto, centrada na região urbana do Porto, terminará em 2028, data a partir da qual a MOME irá alargar a sua intervenção às restantes áreas urbanas do país”, indica a empresa em comunicado.

Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME, refere que “o modelo cooperativo permite encarar os custos incontornáveis da construção de casas de forma racional e aberta, uma vez que apenas se somam os custos de desenvolvimento das casas, eliminando a necessidade de remunerar os capitais investidos, uma vez que cada cooperador investe diretamente na sua casa”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.