[weglot_switcher]

Gestores da Cofina preparam proposta para comprar empresa dona do “Correio da Manhã” (com áudio)

Operação de ‘management buyout’ está a ser preparada pelo administrador executivo Luís Santana e pelos seus colaboradores mais próximos. Operação é justificada internamente com a necessidade de manter a independência editorial do “Correio da Manhã” e dos outros meios do grupo, numa altura em que a Cofina Media tem estado no centro de rumores sobre possíveis movimentos de consolidação.
29 Maio 2023, 18h34

A equipa de gestão da Cofina Media, empresa proprietária do “Correio da Manhã”, da CMTV, do “Jornal de Negócios”, do “Record” e da “Sábado”, entre outras marcas, está a estudar a possibilidade de realizar um management buyout (MBO) sobre a totalidade do capital do grupo, apurou o Jornal Económico.

O MBO será liderado por Luís Santana (na foto), administrador executivo da Cofina Media, juntamente com a sua equipa mais próxima, tanto na área editorial como comercial e financeira, sabe o Jornal Económico. A concretizar-se a operação, o grupo de comunicação social passará a ser detido pelos seus principais quadros, num aparente regresso às origens, nomeadamente à fundação do “Correio da Manhã” por Vítor Direito e Carlos Barbosa, em 1979.

A equipa de gestão está a trabalhar no sentido de assegurar o capital e financiamento necessários à elaboração de uma proposta que apresentará à casa-mãe da empresa, a Cofina SGPS, liderada pelo empresário Paulo Fernandes. A operação que está a ser preparada terá três fontes de financiamento: capitais próprios, banca e investidores privados nacionais, sabe o Jornal Económico.

Não foi possível, no entanto, apurar o valor estimado da operação. Na bolsa de Lisboa, as ações da Cofina SGPS fecharam a sessão desta segunda-feira a valer 26 cêntimos, o que avalia o grupo em 27 milhões de euros.

Operação é justificada com independência editorial

A operação de MBO é justificada internamente com a necessidade de assegurar a manutenção da independência editorial do grupo de media, numa altura em que têm sido publicadas notícias sobre o interesse de outros potenciais compradores. Um desses potenciais compradores é a Media Capital, dona da TVI e da CNN Portugal, liderada pelo empresário Mário Ferreira.

Em 2022, os lucros da Cofina SGPS, proprietária da Cofina Media, mais do que duplicaram para 10,5 milhões de euros. A empresa tem como principais acionistas Ana Menères de Mendonça (19%), João Borges de Oliveira (15%) Paulo Fernandes (14%), Domingos Vieira de Matos (12%) e Pedro Borges de Oliveira (10%).

Até ao momento, não foi possível obter esclarecimentos de fonte oficial da Cofina.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.