Getir. Aplicação de entregas recebe 768 milhões e torna-se decacórnio

A empresa concorrente da Glovo anunciou esta quinta-feira que fechou uma ronda de financiamento série E, liderada por investidores emiratis ligados ao príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

A startup turca Getir, que faz entregas rápidas de compras, anunciou esta quinta-feira que concluiu uma ronda de financiamento série E no valor de 768 milhões de dólares (cerca de 691 milhões de euros) que escalou a avaliação a empresa para os 11,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 10,6 mil milhões de euros), tornando-se assim o primeiro decacórnio do sector.

O investimento milionário, que será utilizado para a Getir aumentar quota de mercado nos países onde está presente, foi liderado pela holding emirati Mubadala Investment Company, ligados ao príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e envolveu também o fundo Abu Dhabi Growth Fund (ADG) e os norte-americanos da Alpha Wave Global, da Sequoia Capital e da Tiger Global.

“Estamos a definir o sector das entregas ultrarrápidas e esta última ronda de financiamento é uma prova da posição da Getir como pioneira do sector. Num mercado tão emocionante quanto competitivo, não podemos ficar parados. Este investimento vai-nos permitir desenvolver ainda mais a nossa proposta e tecnologia, assim como investir nos nossos funcionários para continuar a atrair os melhores talentos”, diz o fundador e CEO da Getir, Nazim Salur.

Fundada em Istambul em 2015, a Getir tem hoje operações em três continentes (Ásia, Europa e América) e entrega “alface, cerveja fresca, o que precisas ou te apetecer” em sete países, além de Portugal e da Turquia: Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Países Baixos e Estados Unidos (EUA). No país-natal está presente nas 81 cidades e na Europa e EUA são 48, a contar com a capital portuguesa.

“As compras representam uma das maiores oportunidades offline para online em todo o mundo, acelerada pela rápida mudança dos hábitos dos consumidores na adoção de compras online. Acreditamos que a Getir continuará a provar ser um líder do setor à medida que se expande para novas categorias e geografias”, afirma o investidor Ibrahim Ajami, responsável de Ventures & Crescimento da Mubadala, em comunicado.

A expansão além-fronteiras da Getir começou em janeiro do ano passado e, atualmente, a empresa conta com uma rede total de mais de 1.100 g-stores e cerca de 40 milhões de downloads da aplicação, entregando quase um milhão de pedidos diários.

Recomendadas

Lucros da Jerónimo Martins sobem 27,5% para 590 milhões de euros em 2022

A administração do grupo que detém os supermercados Pingo Doce propôs o pagamento aos acionistas de um dividendo de 55 cêntimos por ação da empresa, num total de 345,6 milhões de euros.

Mercadona vai abrir escritório em Bruxelas para expandir rede de fornecedores

A retalhista, que tem lojas em Portugal e Espanha, vai chegar à capital belga, numa decisão que lhe permitirá estar em contacto com uma maior variedade de fornecedores, assim como dialogar mais facilmente com as instituições europeias.

Dona do Pingo Doce vai dar 750 euros a cada trabalhador das operações

Em Portugal, o “cheque” de 750 euros contempla 22 mil trabalhadores e será pago já em abril. O prémio extraordinário também será pago na Polónia e Colômbia, onde o grupo Jerónimo Martins opera.
Comentários