[weglot_switcher]

Getir. Aplicação de entregas recebe 768 milhões e torna-se decacórnio

A empresa concorrente da Glovo anunciou esta quinta-feira que fechou uma ronda de financiamento série E, liderada por investidores emiratis ligados ao príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.
17 Março 2022, 18h54

A startup turca Getir, que faz entregas rápidas de compras, anunciou esta quinta-feira que concluiu uma ronda de financiamento série E no valor de 768 milhões de dólares (cerca de 691 milhões de euros) que escalou a avaliação a empresa para os 11,8 mil milhões de dólares (aproximadamente 10,6 mil milhões de euros), tornando-se assim o primeiro decacórnio do sector.

O investimento milionário, que será utilizado para a Getir aumentar quota de mercado nos países onde está presente, foi liderado pela holding emirati Mubadala Investment Company, ligados ao príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e envolveu também o fundo Abu Dhabi Growth Fund (ADG) e os norte-americanos da Alpha Wave Global, da Sequoia Capital e da Tiger Global.

“Estamos a definir o sector das entregas ultrarrápidas e esta última ronda de financiamento é uma prova da posição da Getir como pioneira do sector. Num mercado tão emocionante quanto competitivo, não podemos ficar parados. Este investimento vai-nos permitir desenvolver ainda mais a nossa proposta e tecnologia, assim como investir nos nossos funcionários para continuar a atrair os melhores talentos”, diz o fundador e CEO da Getir, Nazim Salur.

Fundada em Istambul em 2015, a Getir tem hoje operações em três continentes (Ásia, Europa e América) e entrega “alface, cerveja fresca, o que precisas ou te apetecer” em sete países, além de Portugal e da Turquia: Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Países Baixos e Estados Unidos (EUA). No país-natal está presente nas 81 cidades e na Europa e EUA são 48, a contar com a capital portuguesa.

“As compras representam uma das maiores oportunidades offline para online em todo o mundo, acelerada pela rápida mudança dos hábitos dos consumidores na adoção de compras online. Acreditamos que a Getir continuará a provar ser um líder do setor à medida que se expande para novas categorias e geografias”, afirma o investidor Ibrahim Ajami, responsável de Ventures & Crescimento da Mubadala, em comunicado.

A expansão além-fronteiras da Getir começou em janeiro do ano passado e, atualmente, a empresa conta com uma rede total de mais de 1.100 g-stores e cerca de 40 milhões de downloads da aplicação, entregando quase um milhão de pedidos diários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.