[weglot_switcher]

Ginasta russo banido por um ano por usar símbolo pró-Putin em competição ganha pela Ucrânia

Ivan Kuliakd deve também devolver a medalha e reembolsar o prémio em dinheiro de 500 francos suíços (cerca de 477 euros) e pagar uma contribuição dos custos do processo no valor de 2.000 francos suíços (1908 euros). O russo pode pedir o recurso nos próximos 21 dias.
18 Maio 2022, 10h57

O ginasta russo Ivan Kuliak foi banido de competições e eventos por um ano depois de, no final de março, ter usado no peito o símbolo pró-guerra ‘Z’ quando conquistou o bronze na final das barras paralelas do campeonato do mundo de ginástica artística em Doha, ao lado do ucraniano Illia Kovtun, que ganhou o ouro.

Para além de não ter permissão para participar em nenhum evento ou competição organizada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) ou qualquer federação afiliada por 12 meses, Kuliak, de 20 anos, deve também devolver a medalha e reembolsar o prémio em dinheiro de 500 francos suíços (cerca de 477 euros) e pagar uma contribuição dos custos do processo no valor de 2.000 francos suíços (1908 euros), segundo o comunicado da Federação.

O atleta sancionado pela comissão disciplinar da Gymnastics Ethics Foundation (Fundação de Ética da Ginástica, em português) por violar as regras da FIG. Kuliak pode pedir o recurso nos próximos 21 dias.

“Se as medidas de proteção que impedem os atletas russos de competir ainda estiverem em vigor a 17 de maio de 2023, a proibição continuará e expirará seis meses após a remoção dessas medidas”, informa a nota.

Relembrar que a letra ‘Z’ tornou-se simbólica do apoio à invasão russa da Ucrânia, tendo sido pintada na lateral de tanques e veículos militares, além de ser usado por políticos pró-guerra na Rússia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.