[weglot_switcher]

Giuseppe Conte volta a ser escolhido para primeiro-ministro italiano pela Liga e Movimento 5 Estrelas

A Liga e o Movimento 5 estrelas chegaram esta tarde a um acordo para a formação de um governo de coligação. Giuseppe Conte volta a ser o nome proposto para primeiro-ministro italiano.
  • Giuseppe Conte
31 Maio 2018, 19h16

Giuseppe Conte volta a ser eleito para o cargo de  primeiro-ministro de Itália. A escolha foi feita esta quinta-feira depois de várias reuniões e negociações, entre a Liga e o Movimento 5 Estrelas.

De acordo com o jornal italiano “Corriere Della Sera”, Matteo Salvini líder do partido de extrema direita (Liga) e Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas (partido anti-sistema), assinaram em conjunto um documento, onde referem que se encontraram “condições” para a formação de um novo governo e assim evitar eleições.

A hipótese de Carlo Cottarelli sai dos planos para chefiar o novo executivo e Giovanni Tria, professor de economia, é o nome escolhido para a pasta da Economia e Finanças, no lugar que Matteo Salvini tinha pensado atribuir a Paolo Savona, também economista, mas que é contra o euro e a União Europeia.

Luigi di Maio pediu a Matteo Salvini para dar uma outra função a Paolo Savona, e Salvini aceitou a sugestão tendo atribuído ao eurocético, o cargo destinado aos assuntos europeus.

No passado domingo, dia 27 de maio, o primeiro-ministro indigitado Giuseppe Conte tinha desistido de formar governo após o presidente Sergio Mattarella ter rejeitado a escolha de Paolo Savona para o lugar de ministro da Economia.

Já antes, na quarta-feira, dia 23 de maio, Mattarella tinha indigitado Conte para formar um governo de coligação entre o Movimento 5 Estrelas e a Liga, um partido de extrema-direita, e quebrar o impasse político que dura desde 4 de março.

Conte e Matarella estiveram reunidos no último domingo para discutir a nomeação de Paolo Savona, mas mesmo antes do encontro ter terminado, a “Reuters” citou Matteo Salvini, líder da Liga, que dizia que a única opção que restava seria a realização de novas eleições.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.