Os profissionais de capital de risco perspetivam o CFO neste tipo de organizações como um líder estratégico, pronto para lidar com os desafios multidisciplinares do negócio e capaz de ter uma visão geral e abrangente do caminho a trilhar.

Esta foi a principal conclusão da sétima edição do Global Private Equity Survey 2020, um estudo realizado pela EY que reuniu as opiniões de líderes de referência das empresas de capital de risco de vários países. As entrevistas decorreram entre Julho e Outubro de 2019 e cobriram temas tão vastos como a evolução do papel do CFO, prioridades estratégicas, gestão de talentos, melhoria de processos e o futuro do setor.

Relativamente ao papel dos CFO, este estudo apresenta vetores de desenvolvimento que sintetizamos de seguida em três áreas de intervenção distintas.

• Equipa: O mundo empresarial está cada vez mais complexo. O departamento financeiro do futuro tem que ser multifacetado, preparado para responder a novos desafios de forma estruturada e integrada. A este propósito, identifica-se a inteligência emocional como uma característica decisiva do CFO para reter talento e incrementar o compromisso e a produtividade da sua equipa;
• Tecnologia: A inovação e melhoria de processos tem que ser uma prioridade. Apenas com a adoção de processos automatizados de tratamento de dados e de cumprimento de tarefas rotineiras será possível libertar estes profissionais para tarefas de maior valor acrescentado;
• Visão: Aproveitando o profundo conhecimento das matérias financeiras, o CFO deve ter uma visão clara do futuro e uma voz mais presente na tomada de decisões estratégicas como, por exemplo, nas tomadas de decisão de investimento ou desinvestimento.

No entanto, se o contexto já era de imprevisibilidade, esta primavera de 2020 traz desafios que não podiam ser antecipados. A manutenção da rentabilidade do portefólio e decisões de investimento / desinvestimento terão neste momento que ser tomadas num contexto nunca testado na história da nossa democracia. Ao mesmo tempo que é necessário reagir à mudança diária de contexto, tomando medidas que permitam mitigar a perda de valor nestas horas mais difíceis, é necessário uma visão de futuro e esperança assente na retoma económica, pelo que as conclusões deste estudo não podiam ser mais atuais.

O Global Private Equity Survey 2020 assim como outras publicações dedicadas a este setor estão disponíveis em www.ey.com/en_gl/private-equity.