[weglot_switcher]

GM quer testar centenas de carros elétricos autónomos em 2018

A multinacional General Motors, mais conhecida por ter as marcas Buick, Cadillac e Chevrolet, quer começar os testes em 2018, com a ajuda do parceiro Lyft Inc.
17 Fevereiro 2017, 21h54

Já foram várias as empresas que mostraram desejo em implementar este tipo de veículos em maiores quantidades, mas este deve ser o maior teste feito por qualquer fabricante de automóveis antes de 2020, segundo avança a Reuters. A Waymo – antes conhecida por estar responsável pelos carros da Google – está atualmente a testar cerca de 60 protótipos de carros elétricos autónomos em quatro estados dos EUA.

A GM ainda não avançou com a informação oficial mas a notícia foi revelada por fonte anónima à agência de notícias Reuters.

Em declaração, a GM disse que “não fornecemos detalhes específicos sobre futuros produtos potenciais ou planos de implantação de tecnologia.”

Durante o ano passado, os executivos da General Motors disseram em entrevistas e apresentações de investidores que pretendem produzir em massa veículos deste tipo. No entanto não revelaram detalhes sobre a produção, ou o momento da implantação dos carros.

O preço deste tipo de automóveis não vai ser acessível a toda a gente, mas a GM mostra confiança.

“Se assumir que o custo desses veículos autónomos, os primeiros, serão de seis números, não há muitos clientes que estão dispostos a sair e gastar esse tipo de dinheiro”, disse Mike Ableson, executivo da GM. “Mas mesmo com esse tipo de custo, com uma plataforma de partilha de carros, pode-se construir um negócio.”

Esta operação vai contar com a ajuda da Lyft, principalmente no desenvolvimento de um negócio que passa pela partilha dos carros autónomos, disse Ableson à Reuters, numa entrevista em novembro do ano passado.

Já a Ford Motor Co, rival da GM, disse que planeia começar a produção deste tipo de automóveis  no final de 2020, e tenciona ter os veículos operacionais em 2021.

Mary Barra, diretora da GM, disse que vão começar a construir uma versão totalmente autónoma do Bolt EV no início de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.