[weglot_switcher]

Goodyear testa pneu que “avisa” quando precisa de ser trocado

A Goodyear está a testar um novo pneu inteligente, com sensor incorporado, que se integra com a frota de veículos conectados e fornecer informações à base de dados, anunciando quando está na altura de ser substituído.
2 Outubro 2017, 12h31

Em conjunto com a Tesloop, a Goodyear está a testar um novo tipo de pneu inteligente, que incorpora sensores wireless para melhorar a respetiva gestão global e maximizar o tempo de atividade da frota. “Queremos construir o futuro, e não ser meros observadores”, referiu Chris Helsel, Diretor de Tecnologia da Goodyear. “À medida que o novo ecossistema de mobilidade vai tomando forma, estamos a dar firmes passos para acompanhar o ritmo da mudança tecnológica na indústria do transporte e desenvolver pneus inovadores que satisfaçam a inteligência dos veículos que sobre eles circulam”.

Os sensores wireless medem e registam em permanência a temperatura e a pressão dos pneus, o que, em combinação com outros dados do veículo e através do acesso à informação armazenada na cloud da Goodyear, melhora as operações gerais da frota e prevê o momento em que os pneus necessitam de manutenção ou devem ser substituídos.

Como parte do programa com a Tesloop, a Goodyear está também a ampliar as suas soluções de mobilidade para veículos de passageiros, disponibilizando manutenção e reparando os pneus enquanto os veículos da Tesloop estão nas estações de carregamento, durante o tempo de inatividade planificado.

“Quando se operam automóveis durante praticamente 365 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia, minimizar os incidentes com os pneus é fundamental para a experiência do cliente e para o modelo de negócio”, salientou Rahul Sonnad, CEO da Tesloop. “Poder contar com diagnósticos baseados em dados é a chave para melhorar a eficiência de um negócio como o da Tesloop, e para permitir que os nossos veículos se convertam nos mais seguros da estrada”.

A Tesloop opera uma frota de modelos da Tesla que percorre uma média de até 27.000 quilómetros por veículo por mês. O seu veículo com maior quilometragem, um Tesla Model S em operação desde 2015, superou recentemente os 482.000 quilómetros de serviço. A Goodyear tem vindo a trabalhar com a Tesloop desde janeiro de 2017, para estudar os efeitos das tecnologias autónomas sobre os pneus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.