Google Cloud e Grupo Renault anunciam parceria alargada para digitalização do grupo francês

A Google torna-se, assim, o fornecedor preferencial de Cloud do grupo Renault com base no alargamento da colaboração iniciada em 2018.

3 – Renault Zoe

A Renault e a Google anunciaram uma parceria alargada destinada a projetar e a disponibilizar a arquitetura digital do veículo de amanhã – o “Software Defined Vehicle” (SDV) – e acelerar a digitalização do grupo francês.

“Os dois parceiros irão desenvolver um conjunto de componentes de software onboard e offboard dedicados ao SDV e aumentar as sinergias e os casos de uso relacionados à mudança do Grupo para a Cloud”, lê-se no comunicado.

A Google torna-se, assim, o fornecedor preferencial de Cloud do Grupo Renault. A colaboração iniciada em 2018 irá ser alargada enquanto parte da transformação digital “Move to Cloud” do grupo Renault.

“O ‘Software Defined Vehicle‘ irá reunir o melhor dos mundos automóvel e digital para permitir novos serviços a pedido sob e atualizações contínuas disponibilizadas para o carro, desenvolvido com base no sistema operativo Android existente para automóveis e na colaboração tecnológica da Google Cloud”, diz a nota.

“A complexidade da arquitetura eletrónica dos carros está a aumentar exponencialmente, impulsionada pela sofisticação das funcionalidades e dos serviços esperados pelos clientes”, considera Luca de Meo, CEO do grupo Renault.

“Equipada com uma plataforma de TI partilhada, atualizações contínuas over the air e acesso simplificado aos dados do automóvel, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google irá transformar os nossos veículos para ajudar a responder às necessidades dos futuros clientes”, diz o gestor que acrescenta que “isto irá aumentar o valor residual e a retenção pós-venda, que são dois dos principais impulsionadores do nosso desempenho financeiro, e irá ajudar a Renault a disponibilizar o nosso portfólio de novos serviços”.

“Por fim, a nossa parceria estratégica com a Google permitir-nos-á acelerar a nossa transformação digital de ponta a ponta, desde o design do carro até o lançamento no mercado, passando pela produção e, em última instância, agregar valor aos nossos clientes”, refere o presidente executivo. “Com a Google, estamos a ir além da mera cooperação, pois um campeão de software e um campeão de mobilidade estão a unir forças para criar tecnologias revolucionárias”.

Recomendadas

Sindicatos põem bancos a negociar com Governo a inclusão dos reformados no “pacote” para mitigar inflação

“Os bancos concordaram com a viabilidade da sugestão dos sindicatos, tendo-se comprometido a apresentá-la ao Governo”, avançam as estruturas sindicais da UGT.

Corticeira Amorim aprova distribuição de dividendos extraordinário de 0,09 euros

A Corticeira Amorim anunciou ao mercado que, de acordo com o deliberado na Assembleia Geral, realizada esta segunda-feira, a partir do dia 21 de dezembro de 2022, serão colocados à disposição dos acionistas um dividendo ilíquido de 0,09 euros por ação.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários