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Google quer juntar-se à rede aberta de comércio eletrónico da Índia

A Google não comenta, mas a rede confirma. O governo indiano estima que este tipo de mercado, no país, valha mais de 55 mil milhões de dólares em valor bruto de mercadorias em 2021 e que cresça para 350 mil milhões de dólares até ao final da década.
27 Maio 2022, 16h52

A Google está em negociações com o governo indiano para integrar os seus serviços de compras na Rede Aberta para Comércio Digital (ONDC, na sigla inglesa) do país, lançada no final de abril para acabar com o domínio das empresas americanas Amazon.com e Walmart no comércio eletrónico, avança a “Reuters”.

O governo indiano estima que este tipo de mercado, no país, valha mais de 55 mil milhões de dólares em valor bruto de mercadorias em 2021 e que cresça para 350 mil milhões de dólares até ao final da década.

O presidente-executivo da ONDC, Thampy Koshy, disse que a Google é uma das muitas empresas com as quais está em discussão para se associar ao projeto. Por sua vez, a gigante eletrónica recusou-se a comentar se estava em negociações com o governo.

“Continuamos comprometidos em concentrarmo-nos na capacitação de pequenas e médias empresas para alavancar o digital para recursos mais profundos de descoberta e pagamentos com o Google Pay”, disse o porta-voz da empresa, referindo-se ao seu serviço de pagamentos.

O negócio de compras existente do Google funciona apenas como um agregador de listagens online e não realiza nenhum atendimento de pedidos como entrega, como faz a Amazon.

Os parceiros do ONDC vão mostrar as listagens uns dos outros nas suas plataformas nos resultados de pesquisa. O objetivo do governo é nivelar ‘o campo de jogo’ reduzindo o custo de fazer negócios para qualquer vendedor que queira listar os seus produtos online.

Mas alguns executivos do sector levantaram preocupações. “A lógica seria que os mais vendidos/vendedores com melhor classificação devem ser exibidos primeiro, o que significa que não haverá igualdade de condições”, disse o ex-diretor do negócio de anúncios móveis da Google na Índia, Mahesh Narayanan.

O programa ONDC visa unir 30 milhões de vendedores e 10 milhões de comerciantes online e cobrir pelo menos 100 cidades e vilas até agosto.

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